Alimentação

Cafeína pode disparar gatilhos de ansiedade?

Atualizado em 10 de outubro de 2019
Cafeína pode disparar gatilhos de ansiedade?

A cafeína é a droga mais popular e amplamente utilizada no mundo e muitos dizem que seu consumo pode estar ligado a crises de ansiedade, mas será que isso é verdade? Descubra

De acordo com o Instituto Nacional de Saúde Mental dos Estados Unidos, cerca de 31% dos adultos americanos experimentarão, em algum momento de suas vidas, um transtorno de ansiedade. Um relatório divulgado pela Organização Mundial de Saúde apontou o Brasil como o país mais ansioso da América Latina – 9,3% da população brasileira possui o que se chama Transtorno de Ansiedade Generalizada. Mas será que a cafeína pode afetar – ou até mesmo causar–a ansiedade?

Café e ansiedade

Existe, sim uma associação entre ingestão do estimulante e saúde mental.

De fato, o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5) – o guia publicado pela Associação Americana de Psiquiatria e usado por profissionais de saúde para o diagnóstico de transtornos mentais – atualmente lista quatro desordens relacionadas ao composto:

  • intoxicação por cafeína
  • retirada de cafeína
  • distúrbio não relacionado à cafeína
  • outros transtornos induzidos por cafeína (transtorno de ansiedade, distúrbio do sono)

Um estudo de 2008, publicado no Journal of Neurochemistry, mostrou como a cafeína aumenta o estado de alerta, bloqueando uma substância química do cérebro chamada adenosina, que faz com que você se sinta cansado e, ao mesmo tempo, desencadeie a liberação de adrenalina que aumenta a energia.

Se a quantidade de cafeína é alta o suficiente, esses efeitos são mais fortes, resultando em ansiedade induzida por cafeína.Embora existam benefícios mentais gerados pelo uso da cafeína, altas doses são conhecidas como fonte confiável de indução de sintomas de ansiedade. Pessoas com transtorno de pânico e transtorno de ansiedade social são especialmente sensíveis.

Um outro estudo publicado em 2005 observou que o consumo excessivo de cafeína pode levar a sintomas semelhantes a condições psiquiátricas, incluindo distúrbios do sono, aumento da hostilidade, ansiedade e sintomas psicóticos.

Sintomas de ansiedade e sintomas de cafeína

De acordo com a Harvard Medical School, o uso de cafeína pode imitar os sintomas da ansiedade.Os sintomas induzidos por cafeína que podem espelhar a ansiedade incluem:

  • nervosismo
  • inquietação
  • dificuldade para dormir
  • ritmo cardíaco acelerado
  • problemas gastrointestinais

Abstinência de cafeína

Se você está acostumado a consumir regularmente cafeína e parar abruptamente, pode sentir sintomas de abstinência, como:

  • dores de cabeça
  • ansiedade
  • fadiga
  • mau humor ou tristeza
  • dificuldade de concentração
  • tremores
  • irritabilidade

A abstinência de cafeína não é considerada perigosa, mas pode ser difícil e angustiante para quem está acostumado a consumi-la regularmente.

Se você se considera viciado em cafeína, mas quer ou precisa abdicar da substância, uma saída é reduzir o consumo gradualmente, incluindo dormir e se exercitar o suficiente e manter-se hidratado.

Quanta cafeína você está consumindo?

A concentração de cafeína varia de acordo com o tipo de bebida, a quantidade e o estilo de fermentação.Abaixo estão as faixas de conteúdo de cafeína em bebidas populares:

Quanta cafeína é cafeína demais?

De acordo com a Food and Drug Administration (FDA), o consumo de 400 miligramas por dia, o que é equivalente a cerca de 4 xícaras de café, normalmente não resulta em efeitos negativos ou perigosos para adultos saudáveis.

Mas a federação também estima que cerca de 1.200 mg de cafeína podem resultar em efeitos tóxicos, mesmo em adultos saudáveis, como convulsões.

Ao analisar esses números, lembre-se de que há grandes variações nas sensibilidades das diferentes pessoas quanto aos efeitos da cafeína e a velocidade com que elas são metabolizadas.

Afinal, cafeína gera ansiedade?

Há uma associação entre ambos, incluindo transtorno de ansiedade induzido por cafeína. No entanto, para a maioria das pessoas, a ingestão moderada de cafeína é segura e pode trazer benefícios.

Reduzir ou eliminar rapidamente a cafeína de sua dieta pode levar a sintomas de abstinência, que também podem gerar ansiedade.Se você sentir que sua ansiedade está aumentando devido à cafeína, ou se estiver se sentindo ansioso, fale com seu médico sobre a quantidade certa para você.

Fonte: Healthline

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