Equilíbrio

Você precisa tomar banho todos os dias?

Atualizado em 2 de julho de 2019
Você precisa tomar banho todos os dias?

Você toma banho todos os dias? Esse é um hábito bastante comum no Brasil, mas será que você precisa disso?

O brasileiro é o povo que mais toma banho no planeta, em média 12 banhos por semana. Enquanto isso, a maior parte dos nossos amigos chineses relatam tomar banho apenas duas vezes por semana. Quem é mais saudável?

Para muitos – talvez a maioria – o banho diário é mais sobre hábitos e normas sociais do que a saúde. Talvez seja por isso que a freqüência de tomar banho ou tomar banho varia muito de país para país.

Existem motivos para tomar banho todos os dias?

Além de considerá-lo mais saudável, as pessoas podem optar por tomar banho diariamente por várias razões, incluindo:

Cada uma delas tem seu mérito, especialmente considerando que as relações pessoais ou de trabalho podem ser prejudicadas por queixas sobre odor corporal ou higiene pessoal.

Mas o que é considerado aceitável a esse respeito varia de cultura para cultura. E alguns (talvez muito) do que fazemos quando se trata de hábitos de limpeza são fortemente influenciados pelo marketing.

Você já percebeu que as instruções nas garrafas de xampu costumam dizer “ensaboar, enxaguar, repetir”? Não há nenhuma razão convincente para lavar o cabelo duas vezes a cada banho, mas as marcas vendem mais shampoo se todos seguirem essas instruções.

Quando se trata de preocupações com a saúde, no entanto, não é de todo claro que um banho diário realize muito. Na verdade, um banho diário pode até ser ruim para sua saúde.

Quais são os impactos na saúde de tomar banho (ou tomar banho) todos os dias?

A pele normal e saudável mantém uma camada de óleo e um equilíbrio de bactérias “boas” e outros microorganismos. Lavar e esfregar os remove, especialmente se a água estiver quente. Como um resultado:

A pele pode ficar seca, irritada ou com coceira.

A pele seca e rachada pode permitir que bactérias e alérgenos quebrem a barreira que a pele deve fornecer, permitindo que infecções de pele e reações alérgicas ocorram.

Sabonetes antibacterianos podem realmente matar as bactérias normais. Isso perturba o equilíbrio de microrganismos na pele e estimula o surgimento de organismos mais resistentes e menos amigáveis, mais resistentes aos antibióticos.

Nosso sistema imunológico precisa de certa quantidade de estímulo por microrganismos normais, sujeira e outras exposições ambientais para criar anticorpos protetores e “memória imunológica”. Esse é um dos motivos pelos quais alguns pediatras e dermatologistas recomendam contra banhos diários para crianças. Banhos freqüentes ou chuveiros ao longo da vida podem reduzir a capacidade do sistema imunológico de fazer o seu trabalho.

E pode haver outras razões para perder o entusiasmo pelo banho diário: algumas pessoas sugerem que a água com a qual nos limpamos pode conter sais, metais pesados, cloro, flúor, pesticidas e outros produtos químicos. Estes podem causar problemas também.

Limpar seu corpo demais provavelmente não é um problema de saúde convincente. Sim, você poderia estar deixando sua pele mais seca do que com um banho menos frequente. Esta não é uma ameaça à saúde pública.

No entanto, os banhos diários não melhoram sua saúde, podem causar problemas de pele ou outros problemas de saúde – e, mais importante, eles desperdiçam muita água. Além disso, os óleos, perfumes e outros aditivos em xampus, condicionadores e sabonetes podem causar problemas próprios, como reações alérgicas (para não mencionar seu custo).

Embora não haja frequência ideal, os especialistas sugerem que o banho várias vezes por semana é suficiente para a maioria das pessoas (a menos que você esteja sujo, suado ou tenha outras razões para tomar banho com mais frequência). Chuveiradas curtas (com duração de três ou quatro minutos) com foco nas axilas e na virilha podem ser suficientes.

 

Fonte: Harvard Health

Leia Também

Conheça os benefícios do colágeno para a pele

Conheça os benefícios do colágeno para a pele

5 truques para manter a pele do pescoço sempre jovem

5 truques para manter a pele do pescoço sempre jovem

Quer ter uma pele perfeita? Siga esses 5 passos

Quer ter uma pele perfeita? Siga esses 5 passos

As vantagens e os cuidados especiais com a pele negra

As vantagens e os cuidados especiais com a pele negra

Qual o melhor tratamento facial para seu tipo de pele?

Qual o melhor tratamento facial para seu tipo de pele?

Curta nossa página

Siga no Pinterest