Como ir além dos desejos no planejamento financeiro?

Quitar carro, fazer viagem ou apenas se livrar das dívidas são alguns dos desejos de muitos brasileiros. Mas por que tanta gente não consegue ser bem-sucedido no planejamento financeiro?

Planejamento financeiro é algo que pode trazer muita dor de cabeça por diversos motivos diferentes. Conforme paramos para olhar nossos gastos e vemos o dinheiro sendo gasto em contas e mais contas, o desânimo pode bater. Não conhecer o padrão de vida e não saber a própria dimensão dos gastos pode tornar a bola de neve entorno dos gastos interminável.

Porém, o desejo é o meio do caminho para transformar o que somos no que queremos. E, independente de qual seja sua vontade, trazer os sonhos para a realidade é a melhor forma para que a mudança aconteça de maneira efetiva. Pode parecer impossível agora, mas com alguns pequenos passos é sim possível mudar a forma como você gasta o seu dinheiro e realizar todos os seus sonhos.

Entenda seus desejos

“Ter dinheiro” é a vontade de muitos, se não de todas as pessoas. Porém, a afirmação não leva a lugar algum se você não entender de onde vem o desejo e como será a execução dele.

Um exemplo simples é separar uma das suas vontades, como “quero ter dinheiro para fazer uma viagem.” Dessa forma é mais fácil entender um pouco qual é o desejo principal e a partir dele ir definindo metas. Comece com “quando” e “como”, para só depois entender quais são os sonhos, quais podem virar objetivos e como eles se dividem em metas que podem progredir de maneira real dentro da sua rotina.

Dessa forma será muito mais fácil montar um planejamento que torne esses sonhos possíveis dentro da sua realidade, ajustando suas finanças e economizando de pouco em pouco para conseguir realizá-los.

Tempo é precioso

Com as metas prontas, agora é a hora de colocar os planos em ação, e é nesse momento que o desânimo pode bater. Quando isso acontecer, pense um pouco fora do planejamento financeiro. Afinal, metas a perder de vista costumam ser esquecidas ou mesmo nunca concluídas. Para evitar que isso aconteça, estudar onde você quer chegar e sobretudo, em quanto tempo quer finalizar, é um incentivo para não desistir no meio do caminho. Mantenha sempre em mente o seu objetivo final!

Como cruzar a linha de chegada?

Conhecendo os desejos e trazendo-os para a realidade fica mais fácil traçar e planejar as tarefas necessárias para cumprir um objetivo. Dessa forma é possível tornar o que começou apenas como um simples desejo em realidade. Pergunte-se o que precisa ser feito para alcançar seu sonho, analise sua rotina, reveja gastos e comece a controlar seu dia a dia pensando no tempo estipulado.

Sabendo onde quer chegar, em quanto tempo será possível colher os frutos e como chegar lá, o escopo disciplinar já está montado sem muita complicação. Dessa forma, agir não será algo tão longe do possível. Afinal você se planejou para chegar onde deseja.

Ajuda extra

Somos visuais, sendo assim, escrever lembretes e ter o controle do processo das metas vai aumentar seu ânimo e não te deixará desistir. E isso vale para qualquer atividade que seja, até mesmo o planejamento financeiro. Inclusive, é importante documentar todos os problemas durante o percurso, de modo que você sinta a satisfação de fazer algo que possui real valor na sua vida.

Essas dicas simples funcionam para que você conheça mais suas vontades e possa lidar com elas de maneira realista, te ajudando a dar aquele primeiro em direção à realização das suas metas.