Equilíbrio

Não planejar custa caro e pode te colocar em risco

Atualizado em 10 de outubro de 2019
Não planejar custa caro e pode te colocar em risco

Você pensa onde quer estar nos próximos 5,10 ou 20 anos? Qual padrão de vida quer ter nos próximos anos, como envelhecer… Tudo isso pode parecer neura, contudo, não planejar seu futuro pode colocar em risco sua qualidade de vida e sobretudo, daqueles que estão ao seu redor.

Nunca é tarde para cuidar do seu dinheiro, porém, quanto mais demorar para começar a planejar, mais difícil será para fazer com que seu dinheiro trabalhe por você e não o contrário.

Todavia, tendo o conhecimento sobre seus rendimentos e a perspectiva de futuro, a sua base de planejamento ganha mais robustez, enquanto você adquire maior confiança sobre sua carteira.

Planejamento deve portanto, ir além da organização das contas que você tem que pagar todo o mês, sendo elas fixas ou não, contudo, é na organização destas despesas que o orçamento deve ser pensado.

Não pule etapas

O primeiro passo de qualquer situação de sucesso é realizar um diagnóstico completo da situação atual, a partir daí, é possível então, traçar uma rota certeira de investimentos ou necessidades para chegar aonde você deseja.

Conhecer sua realidade e onde ela está na sua situação financeira ajuda a mostrar rotas claras na hora de tomar conta do próprio futuro.

Disciplina deve ser sua melhor amiga

Seja para juntar dinheiro ou liquidar dívida, ter disciplina para alcançar o objetivo desejado vai fazer diferença no balanço final de suas finanças.

Contudo, isso não precisa ser feito de forma radical.

Mudanças drásticas costumam ser difíceis de manter, portanto, assim que entender seu ciclo de gastos, analise as condições que pode modificar para melhorar seu saldo

Defina propósitos antes de começar a planejar

Ninguém caminha sem saber onde quer chegar.

Eventualmente, muitas pessoas não conseguem ver benefícios na organização financeira, por conta da falta de um objetivo a ser seguido.

Para mudar a relação com o dinheiro, é preciso criar relação realista com os próprios desejos, e entender que dinheiro é um meio para algo, e não sua necessidade principal.

Planejar é a ação de maior importância par alcançar objetivos de maneira confiável e sem enrascadas.

Sem planejamento, a aposentadoria pode ser sofrida para muitas pessoas, e antes disso, a vida adulta cercada de momentos de estresse e dívidas.

Leia Também

Como ir além dos desejos no planejamento financeiro?

Como ir além dos desejos no planejamento financeiro?

Smartphones podem causar problemas de saúde

Smartphones podem causar problemas de saúde

A representatividade de ter bonecas negras

A representatividade de ter bonecas negras

Já considerou que a terapia pode te ajudar a emagrecer?

Já considerou que a terapia pode te ajudar a emagrecer?

Não consegue meditar? A gente te ajuda

Não consegue meditar? A gente te ajuda

Curta nossa página

Siga no Pinterest