Amizades saudáveis fazem a vida ser mais feliz

Amigo é coisa para se guardar do lado esquerdo do peito, já dizia a famosa música de Milton Nascimento. Ter amizades saudáveis faz bem para a saúde mental e física

Seres humanos por natureza são sociáveis, precisam da relação com o outro para viver. Seja no seu ambiente de trabalho, em casa com a família ou mesmo em atividades básicas do dia a dia, nós estamos sempre nos relacionando e criando laços com outras pessoas. Certamente, o nosso corpo responde a esse e outros estímulos, e com as nossas amizades não poderia ser diferente.

Desde a infância, buscamos nos conectar com quem tenha o mesmo gosto, jeito e ideia que nós. Amigos são pessoas que escolhemos manter em nossa vida, independentemente do tempo, por isso, criar relações fortes e duradouras é tão importante. Ao mesmo tempo, amigos nos ajudam a amadurecer, nos entender como pessoa e são aqueles com quem podemos dividir o peso e angústias da vida.

Ter amigos melhora a qualidade de vida

Estudos sugerem que o suporte social que vem das amizades é altamente associado a uma melhor saúde física e mental, enquanto o isolamento social é frequentemente associado a altos níveis de estresse e doenças crônicas, além de doenças mentais, tais como a depressão e a ansiedade.

Segundo recente estudo da Plos One, a intensidade e o tamanho do círculo social de uma pessoa é um grande fator na diminuição de estresse, bem como no aumento da alegria, e influencia tanto quanto a realização de atividades físicas. Ou seja, ter amigos auxilia numa melhor qualidade de vida tanto quanto manter uma rotina equilibrada.

Estas são algumas razões pelas quais vale a pena manter amizades saudáveis e duradouras:

Nos ajudam a ter maior longevidade

Pessoas que são solitárias podem ter a longevidade reduzida. Pesquisadores da Universidade de Chicago acreditam que pessoas solitárias tendem a ter o organismo mais indefeso contra doenças, maior número de noites ruins de sono e maior incidência de casos de estresse.

São enormes fontes de otimismo e companheirismo

Sorrir faz a vida ficar mais leve e a alegria é contagiante! Portanto, se você está para baixo e o seu amigo está feliz, as chances de ele dividir a alegria e te animar são enormes! Além disso, ter um amigo com quem compartilhar o peso do mundo faz com que enfrentar qualquer situação seja muito mais fácil.

Nos ajudam a amadurecer

As pessoas que trazemos para as nossas vidas nos ajudam a entender o mundo de perspectivas diferentes da nossa vivência pessoal. Ouvindo e compartilhando com quem pensa e tem uma vida diferente nos ajuda a crescer e a desenvolver a empatia, a perdoar e entender melhor outras pessoas.

Trazem saúde para o nosso coração

Ao criar emoções positivas, os riscos de ter doenças cardíacas ou infartos diminuem cerca de 22%, além de combater a depressão. Isso porque as boas emoções influenciam diretamente nos nossos batimentos cardíacos.

Aumentam a nossa autoestima

Amizades podem ajudar a melhorar a nossa autoestima naqueles momentos em que não estamos tão felizes com nós mesmos. Por outro lado, não ter amizades pode nos deixar solitários, o que pode nos deixar vulneráveis há
diversos problemas.

Te deixam mais ativos

Quando se é solitário, sair de casa pode ser muito mais difícil. Sendo assim, ao cultivar amizades, abrimos a chance de conhecer e experimentar atividades novas e talvez te incentivar a sair da sua zona de conforto e criar novas experiências.

Aumentam a qualidade de vida

Ao passar mais tempo com amigos, nós vamos encher a nossa vida de suporte, ótimas conversas, diversão e provavelmente muitas risadas! Com a presença de pessoas positivas em nossas vidas, nos tornamos mais gratos e passamos a fazer mais coisas positivas por outras pessoas, criando assim uma rede de apoio maior com as pessoas ao nosso redor.