Como trabalhar de casa sem prejudicar a sua postura

Os desafios de trabalhar em casa são inúmeros e manter longe as dores posturais deve ser uma prioridade para se manter saudável

Transformar sua casa em seu ambiente de trabalho tem suas vantagens e desvantagens. Um dos maiores desafios é tornar o ambiente de trabalho confortável para sua postura. Caso você já tenha um escritório pronto, mudar do escritório para a casa vai ser muito mais fácil. Mas você seria um dos poucos sortudos. Em sua maioria, as pessoas que passaram a trabalhar de forma remota estão tendo que adaptar ambientes como a cama, o sofá, a cozinha, ou mesmo o chão, para conseguir realizar suas tarefas.

O maior inimigo pode ser o laptop, que quando utilizado por muitas horas seguidas sem o auxílio de um teclado ou mouse, pode desencadear dores no pescoço ou nos ombros. É o que diz Bronwyn Clifford, fisioterapeuta e consultora ergonômica.

“É ok por alguns dias, mas não por meses. Como não sabemos quando esta situação irá melhorar, estou advertindo meus clientes a deixar seus funcionários levarem os teclados para casa com eles. E, pensando no médio prazo, providenciar mesas e cadeiras de trabalho que sejam ajustáveis”, ela explica. Trabalhadores mais velhos e aqueles com problemas pré-existentes de coluna e pescoço serão os mais afetados.

Especialistas concordam que o sofá é o pior lugar para trabalhar. “Um sofá pode o lugar mais confortável, a princípio”, diz Ameet Bhakta, um especialista de alinhamento postural. “Mas depois de algum tempo isso mudará, porque quando você se senta em um sofá, o que ele faz é encorajar que você escorregue. Quase todo sofá no qual me sentei encorajava que você apoiar nos ombros e colocar a cabeça para a frente, e isso colocará mais tensão no seu corpo”.

Empresas podem ajudar com os equipamentos

Com a situação do coronavírus, ainda não há nenhuma medida que faça as empresas comprarem mesas, cadeiras, ou equipamento para seus funcionários trabalharem de casa. Mas o recomendado é que, caso os funcionários necessitem de algum equipamento, solicitem os da empresa até a situação melhorar.

“No fim, todo empregador tem a obrigação de cuidar da saúde dos funcionários”, diz Shah Qureshi, chefe do departamento de emprego de uma firma de advocacia. “É preciso garantir um espaço de trabalho seguro. E isso inclui não apenas equipamentos tecnológicos, mas também cadeiras e mesas apropriadas”.

Claro que, dada a urgência da situação, os empregadores podem não ser capazes de fazer isso por razões práticas, Qureshi explica. “Mas certamente, no médio e longo prazo – como parece ser o caso – deverão oferecer um ambiente de trabalho com menos riscos”.

O equipamento mais importante para ter em mãos é um mouse e um teclado, seguido de um monitor, e então uma mesa e cadeira. Aqueles que não tiverem acesso a nenhum destes equipamentos devem se manter em movimento, diz Robin Christopherson, chefe de inclusão digital da AbilityNet.

“Se você não conseguir acesso a um teclado e mouse, monitor ou cadeira ergométrica, é importante dar uma misturada”, ele explica. “Conecte o laptop a sua TV, caso você tenha um cabo HDMI. Trabalhe no balcão da cozinha, de pé, ou use a sua tábua de passar. Coloque-a contra a parede para impedir que ela se mexa e use um pouco. Se você estiver trabalhando na sala de jantar, coloque uma almofada embaixo da sua cadeira para apoiar o assento. Se isso impedir seus pés de tocarem o chão, coloque outra almofada ou caixas, para evitar esticar as pernas”.

Ele recomenda ainda respirar ar fresco regularmente, olhar para a janela e se movimentar um pouco para esticar os músculos.

Ajude seu corpo a lidar com o trabalho de casa

Pegue um teclado e um mouse:

Os piores problemas de postura acontecerão por ser manter muito próximo ao seu laptop. Conseguir um teclado e mouse é o maior investimento que as pessoas podem fazer para melhorar o espaço de trabalho, dizem os especialistas. Portanto, se você pode ir até o escritório para pegar esses equipamentos, vá. Se puder, pegue o monitor e a cadeira de trabalho também.

Faça o seu próprio apoio para laptop:

Se você está trabalhando da cozinha ou da sala de jantar, uma das coisas mais importantes que você pode fazer é levantar o laptop para que a tela fique na altura dos seus olhos. Se você não possui um teclado e um mouse, e ainda assim precisa digitar, tente usar um livro ou um arquivo em um ângulo que crie uma espécie de rampa para seu laptop. Caso você não tenha uma mesa, tente mudar o espaço em que você trabalha. Experts recomendam se levantar e trabalhar no balcão da cozinha, ou até mesmo usar uma tábua de passar como apoio. Sentar-se no chão e colocar o laptop no sofá o em uma mesinha de café também é uma opção.

Movimente-se de meia em meia hora:

É mais importante do que nunca que você se movimente a cada meia hora. Alongue seus braços para cima e para os lados. A cada hora, tente deitar-se de costas no chão, com as suas pernas dobradas em um ângulo de 90° para esticar os músculos das suas costas. Ande pela casa enquanto você estiver no telefone, se for possível.

Independentemente do que você faça, não trabalhe do seu sofá:

O sofá é o pior lugar para se trabalhar por horas a fio. Não apenas a sua postura ficará pior, mas a percepção de conforto pode fazer com que você não se movimente tanto. Se você precisa trabalhar no sofá, coloque um timer para te lembrar de levantar-se e andar de tempos em tempos.

Fonte: Wired