Exercícios ideais para aliviar a tensão no trabalho

O desconforto anda acabando com a sua produtividade? Faça exercícios simples na cadeira ou em casa que vão te ajudar a melhorar o humor e as dores causadas pelo trabalho

Pode ser por uma má postura na hora de trabalhar, pelo uso contínuo do teclado e do mouse, ou até mesmo pelo estresse do dia a dia. Fato é que as dores posturais podem causar uma sobrecarga nos músculos dos ombros. Mas não se preocupe! Com alguns exercícios simples é possível melhorar sua atividade corporal e se livrar dos incômodos.

Por exemplo, mesmo sentado, na sua cadeira de trabalho mesmo, você pode fazer alguns movimentos, simples, que conforme forem realizados aliviarão a tensão e te ajudarão a continuar o dia com mais qualidade.

Conheça alguns exercícios que vão te ajudar a melhorar a aliviar as dores musculares:

Exercícios sentados

    1. Segure com uma das mãos no assento e com o braço estendido incline o tronco e a cabeça para o lado contrário. Fazer de 20 a 30 segundos cada lado.
    2. Com as mãos sobre a mesa, afaste a cadeira e abaixe o tronco e a cabeça, e então, empurre o quadril para trás mantendo os braços e os ombros bem relaxados por 20 a 30 segundos.
    3. Com o tronco bem alinhado, segure com uma das mãos o lado oposto da extremidade da mesa, girando e empurrando o corpo igualmente para o lado oposto do apoio da mão. Uma alternativa é puxar um braço cruzado a frente do tronco com o outro.
    4. Bem encostada na cadeira, passe os braços por traz do encosto e entrelace os dedos empurrando as mãos em direção ao chão.
    5. Sentada na beirada da cadeira, apoie as mãos na parte superior do encosto e incline o corpo para frente.

Atenção: Em todos os casos, manter ombros e pescoço o mais relaxado possível, sentindo a sensação de serem puxados e alongados durante os exercícios.

Exercícios em pé

Se você trabalha muito tempo sentado, é importante levantar alguns minutos para andar durante o trabalho. Isso vai te ajudar a ativar a circulação e, ainda, vai te ajudar a melhorar a sua produtividade.

  1. De pé, com as pernas juntas uma do lado da outra, puxe o tornozelo em direção aos glúteos e segure por cerca de 30 segundos para alongar a parte da frente da coxa. Em seguida, fazer o mesmo exercício com a outra perna.
  2. Agachar e esticar para o lado apenas uma das pernas, mantendo o dedão do pé voltado pra cima para sentir a parte de trás e do meio da coxa alongando. Fique parado nessa posição por 30 segundos e depois faça o mesmo com a outra perna.

Fonte: Tua Saúde