Você sabe que exercícios são benéficos, mas sabe o que eles fazem?

Um corpo trincado, atraente e bem definido: é inegável que a prática regular de exercícios físicos traz esses benefícios estéticos para o nosso corpo. Mas existem outras transformações em nosso organismo que vão te deixar mais saudável física e mentalmente

Os especialistas apontam que além dos músculos, durante a prática de exercícios seus pulmões, coração e cérebro também são mobilizados. Essas áreas do nosso corpo são estimuladas a liberaram substâncias que têm a função de promover bem-estar, conservar o corpo e prevenir doenças mais graves.

Pulmões em alta intensidade durante exercícios

Quinze vezes mais oxigênio: essa é quantidade, em média, que seu organismo demanda durante uma atividade física. Por isso que sua respiração acelera e fica mais intensa.

Esse fenômeno ocorre porque os músculos dos pulmões se expandem o máximo que podem para dar conta do esforço durante a atividade. Quem pratica atividade física regular, desenvolve um pulmão mais forte e resistente. Esse hábito justifica o aumento da disposição e melhor performance ao desenvolver modalidades esportivas.

Exercícios e os benefícios para o cérebro 

É sabido que praticantes de exercícios físicos não se limitam apenas no desenvolvimento de corpos esculturais e melhora de performance. Há um benefício muito peculiar que faz toda diferença no dia a dia para mantermos uma vida equilibrada e leve, e está relacionado diretamente com o nosso cérebro.

Durante a prática esportiva, as células do cérebro chegam a altos níveis de funcionamento. Isso faz com que você fique mais alerta.

Além disso, praticar regularmente atividade física garante o aumento da oxigenação do cérebro. Porque esse fator, aliado a outras mudanças no corpo, ajuda a evitar graves doenças neurológicas. O indivíduo que se exercita de maneira regular fica mais longe de desenvolver doenças como Parkinson, Alzheimer e acidente vascular cerebral (AVC).

Você já deve ter sentido aquela sensação de prazer e bem-estar durante e especialmente pós exercício. O grande mistério por trás dessa sensação está no cérebro, que sendo estimulado libera um neurotransmissor chamado serotonina. Ele é responsável por auxiliar a regular o seu estado de humor e até aliviar sintomas como tristeza e depressão.

Além disso, hormônios responsáveis pelo relaxamento do corpo são ativados pelo cérebro durante os exercícios físicos. São eles:

  • Testosterona;
  • Adrenalina;
  • Cortisol.

Todas essas mudanças causadas pela estimulação cerebral são fundamentais para termos um dia mais leve e produtivo.

Coração Potente com a prática de exercícios

Você sabia que doenças relacionadas ao coração são as primeiras em causas de morte no Brasil?  Assustador, não?! Por outro lado, um dos maiores remédios para combater este problema é a prática de atividade física regular.

O motivo disso é porque quando uma pessoa se exercita, novos vasos sanguíneos são criados, o que diminui a pressão arterial. Além desse excelente benefício, a frequência cardíaca aumenta com o exercício físico, deixando o coração mais forte e resistente.

Essas são algumas informações de como seu corpo se comporta durante e em consequência de uma atividade física. Então destacamos dois pontos importantes: a orientação de um profissional de educação física e a frequência nos treinos, para que você tenha resultados eficazes e permanentes.