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5 minutos que podem acabar com o sedentarismo

Atualizado em 29 de junho de 2019
5 minutos que podem acabar com o sedentarismo

Períodos curtos de atividade física no trabalho são possíveis. Veja as dicas para mexer-se

Um estudo da Johnson & Johnson Health and Wellness Solutions mostra que a introdução de breves períodos de atividade durante o dia de trabalho para pessoas sedentárias é promissora para melhorar o bem-estar geral no ambiente corporativo.

Um estudo realizado pelo Anschutz Health and Wellness Center da Universidade do Colorado em parceria com a Johnson & Johnson Health and Wellness Solutions comparou os efeitos entre nenhuma atividade física, microbursts de cinco minutos por hora e um ataque de 30 minutos de atividade física realizada uma vez por dia.

A pesquisa foi publicada na edição de novembro de 2016 do International Journalof Behavioral Nutrition and Physical Activity.

“Embora os efeitos de 30 minutos diários de exercício sejam bem conhecidos por aumentar a energia e melhorar a saúde geral e bem-estar, este estudo fornece evidências de que microintervalos de atividade ao longo do dia também melhoram o humor e reduzem a fadiga e a gula, o que pode melhorar a adesão a comportamentos saudáveis, incluindo aqueles relacionados com o controle de peso “, disse Jennifer Turgiss, DrPH, vice-presidente de ciência comportamental e análise, da Johnson & Johnson.

Visto que grande parte dos trabalhadores está trancada dentro de escritórios e presa a cadeiras, os dados deste estudo suportam intervenções simples que podem ser facilmente implementadas em um ambiente corporativo real.

Como acabar com o sedentarismo no trabalho?

Para auxiliar a vida de quem trabalha em escritório e não costuma praticar atividades físicas fora do ambiente profissional, o fisioterapeuta da Reabilitação Cardiopulmonar do Hospital do Coração (HCor), Reginaldo Ceolin do Nascimento dá algumas dicas:

Troque o elevador pelas escadas

A primeira dica de Nascimento é que a pessoa tente subir alguns andares de escada, desde que não tenha nenhuma dor nos joelhos. Claro, para quem trabalha em andares mais elevados, talvez seja difícil completar o trajeto. Mas é possível descer alguns pisos antes, conforme a sua resistência, e ir até o escritório pelas escadas.

Escolha bebedouros distantes

Evite manter água na mesa e procure ir até o bebedouro ou filtro sempre que a sede vier. “O melhor é que a pessoa escolha utilizar o bebedouro mais distante possível. Isso também vale para a escolha do banheiro: quanto mais longe melhor.

Faça alongamentos

Aproveite que está sentado, recline-se e estique bem as pernas e os braços. “Além de acabar com a preguiça, esse exercício evita encurtamentos musculares que podem levar a dores lombares, entre outras. Nos minutos de pausa, aproveite também para fazer alongamentos desse tipo em pé”, sugere.

Movimente o pulso e alongue os dedos

“Para alongar os dedos, vire a palma da mão para cima e puxe os dedos para baixo e repita com a palma da mão para baixo, posicionando os dedos para baixo. Porém, faça isso com pouca força para não machucar o pulso”, ensina Nascimento.

Compartilhe a impressora

“Isso faz com que todos precisem levantar e caminhar para pegar os documentos de que precisam. Se a impressora puder estar em outro andar, é ainda melhor para a saúde!”, avalia.

Estacione mais longe do trabalho

Assim como subir alguns degraus e andar até o bebedouro pode ajudar, estacionar o carro um pouco mais longe do trabalho também é uma ótima alternativa para caminhar um pouco mais e exercitar os músculos. “Caminhar por distâncias maiores também pode ser um estímulo para a prática regular de exercícios”, acredita o fisioterapeuta do HCor.

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