Movimento

4 motivos para dançar mais

Atualizado em 29 de junho de 2019
4 motivos para dançar mais

Mexer o esqueleto queima calorias, mas também afasta as doenças e melhora o humor

“A dança tem a capacidade de ligar o corpo, a mente e o espírito. Além do benefício físico, traz também paz interior e mexe bastante com o emocional, colocando sentimentos para fora”, conta a bailarina Helô Gouvêa, sócia do Estúdio Anacã.

Uma pesquisa do American’s Heart and Epidemiology Institute constatou que as pessoas que faziam aulas de dança melhoraram sua forma e resistência física três vezes mais do que os não-dançarinos.

Mas veja por que você deve danças mais:

1. Porque seu coração pode voltar a bater melhor

Um estudo descobriu que as pessoas com problemas cardíacos que dançavam por apenas 20 minutos, três vezes por semana, tiveram uma melhora significativa na saúde do coração em relação aos que praticavam exercícios de cardio tradicionais.

2. Você se torna osso duro de roer

Mexer o esqueleto deixa seus ossos fortes, de acordo com a National Osteoporosis Foundation (EUA). Isso afasta os riscos de doenças como a osteoporose.

3. Mantém seu cérebro em forma

Quando os pesquisadores compararam dançarinos com pessoas que nunca dançavam, eles encontraram evidências de que a dança pode preservar habilidades motoras e de percepção. Dançar também melhora a sua memória, coordenação e áreas de foco, levando a sinapses mais fortes e massa cinzenta reforçada. O resultado? Quem dança está menos propenso a sucumbir a doenças cerebrais, em um longo prazo. Um estudo da New England Journal of Medicine de 11 atividades físicas descobriu que a dança era a única atividade que reduzia o risco de demência em 76%.

4. Afasta os problemas mentais e emocionais

O amplo fluxo de substâncias químicas que melhoram o humor liberado pela dança significa melhor saúde mental. Apenas uma sessão de dança animada pode matar a depressão mais do que um exercício vigoroso ou ouvir músicas otimistas, de acordo com um estudo publicado em The Arts in Psychotherapy. Dançar com outras pessoas também leva a menos estresse e mais fortes laços sociais, fatores-chave na saúde mental e física. “Os alunos se sentem mais confiantes com a mudança no corpo e conseguem até mesmo se expressar melhor, pois a dança permite uma liberdade de movimentos desconhecidos até então”, explica. “Algumas alunas acabam até trocando a terapia pela prática”, afirma Helô.

Leia Também

Dançar queima mais calorias do que correr

Dançar queima mais calorias do que correr

10 maneiras corriqueiras para queimar 100 calorias

10 maneiras corriqueiras para queimar 100 calorias

5 benefícios da dança do ventre para o corpo da mulher

5 benefícios da dança do ventre para o corpo da mulher

Música pode auxiliar metabolismo na atividade física

Música pode auxiliar metabolismo na atividade física

Os 10 melhores exercícios para queimar calorias

Os 10 melhores exercícios para queimar calorias

Curta nossa página

Siga no Pinterest