Aprenda a prevenir lesões ao praticar exercícios físicos

Prevenir lesões durante os exercícios físicos é importante para conseguir realizar atividades sem se machucar e sem terminar a prática com dores desnecessárias

Seja por você estar praticando exercícios físicos por muitos anos ou por você estar finalmente começando a fazer atividades físicas, ao começar um novo programa de exercícios é importante tomar alguns cuidados para evitar lesões e machucados que vão acabar te colocando em pausa de novo. Afinal, quanto mais velhos ficamos, mais propensos a desenvolver alguma lesão nos tornamos. Isso acontece, em parte, porque ao envelhecer nos tornamos menos ágeis e perdemos a força dos nossos ossos e massa muscular.

É muito comum encontrarmos pessoas que acabam se lesionando ao praticar uma atividade física. Seja por ter exagerado na quantidade de força colocada ou por ter esquecido de alongar, fato é que as lesões são dolorosas, incômodas e poderiam ter sido evitadas.

Para evitar que elas aconteçam é importante ter um acompanhamento e instrução na hora de realizar exercícios físicos, mas também entender a técnica por trás de cada atividade. Além, claro, de respeitar intervalos entre os treinos e exercícios.

Tipos de lesões

Algumas das lesões mais comuns ao praticar algum tipo de exercício são:

  • Entorses: lesões nos ligamentos, tecidos que conectam os ossos uns aos outros;
  • Tensões musculares: lesões nos músculos ou tendões, tecidos que conectam os músculos aos ossos;
  • Tendinite: inflamação de um tendão, muitas vezes causado por uso excessivo;
  • Rupturas do menisco do joelho: rasgo no ligamento que ajuda a estabilizar o joelho ou cartilagem que amortece a articulação do joelho;
  • Rasgos do manguito rotador: rasgos no grupo de músculos e seus tendões que seguram o braço na articulação do ombro.

Apesar de essas serem as mais comuns, existem outras lesões que podem ocorrer. Por isso, ao sentir alguma coisa diferente, o recomendado é procurar um médico ortopedista. Outra coisa para a qual devemos nos atentar é que as lesões podem ser de dois tipos diferentes: crônicas e agudas. No caso das lesões crônicas, elas são resultado do uso excessivo e repetitivo de alguma musculatura ou tendão (como as tendinites, por exemplo). Já as agudas são resultado de má execução de algum treino ou até mesmo da alta intensidade na hora do treinamento.

Como evitar lesões musculares

Apesar de poder acontecer frequentemente, é possível sim prevenir que as lesões ocorram. Algumas atitudes simples vão te ajudar a treinar da melhor maneira e sem se machucar:

Aqueça-se

É essencial se aquecer antes de toda e qualquer atividade física. Isso vai garantir que os músculos e tecidos em volta tenham sangue e nutrientes suficientes antes dos exercícios. Por isso, pular a parte do aquecimento pode resultar em dores musculares e lesões que vão te fazer ficar muito mais tempo sem conseguir treinar. Você pode fazer 10 minutos de uma rotina cardio, por exemplo, como pular corda, corrida etc.

Alongamento (antes e depois do treino)

O alongamento muscular após o aquecimento aumenta a flexibilidade ao mesmo tempo que te ajuda a ter uma aparência mais magra e longa. Além disso, a flexibilidade permite que você tenha um melhor desempenho durante o treino, o que diminui consideravelmente o risco de lesões. Não esqueça que também é importante alongar a musculatura logo depois do treino.

Cuide da hidratação

Imagina tentar dirigir o seu carro sem gasolina. Impossível, não é mesmo? Treinar sem beber água antes e após os exercícios tem o mesmo efeito. É importante beber pelo menos 8 copos de água por dia, e não esquecer de fazer isso antes e após o treino, para manter seu corpo hidratado e evitar que ele esquente demais.

Atenção com a alimentação

Se alimentar de forma equilibrada é tão ou mais importante quanto beber água. Afinal, o seu corpo precisa de energia para gastar antes, durante e depois dos treinos que apenas os alimentos vão fornecer. Ou seja, se você não tiver glicose o suficiente, por exemplo, o risco de sofrer uma lesão durante o exercício físico é maior. A falha muscular pode causar dores e ainda demorar muito tempo para curar. Por isso, se alimente bem durante o seu dia a dia, com alimentos saudáveis e com nutrientes necessários.

Descanse

É comum que pessoas que começam a praticar exercícios físicos achem que precisam estar se exercitando todos os dias, o tempo todo. Na verdade, isso é um erro que pode causar dores, cansaço e lesões musculares que poderiam ser evitadas com uma simples atitude: descansando. Tenha em mente que o seu corpo é como uma máquina, que também precisa recarregar energias.

Além disso, é importante consultar um médico se você sente muito cansaço e exaustão durante ou após os exercícios.

Fonte: Harvard Health e Active.com