Movimento

O que os exercícios fazem no seu corpo?

Atualizado em 24 de junho de 2019
O que os exercícios fazem no seu corpo?

Você sabe que exercitar-se é benéfico, mas sabe o que eles fazem? Descubra aqui

Você sabe que fazer alguma atividade física oferece grandes benefícios para a saúde e alívio do estresse. Mas o que está acontecendo com o seu corpo quando você se exercita? Aqui está exatamente o que um treino faz por você.

    1. Você queima calorias. Quando seu corpo quebra alimentos com densidade energética, como carboidratos e gorduras, transforma-os na molécula ATP (adenosina trifosfato). Então, quando o corpo converte ATP em ADP (difosfato de adenosina), ele desprende energia e permite que os músculos se contraiam e se movam. É o que queremos dizer quando dizemos que estamos “queimando calorias”.
    1. Você aquece. À medida que seu corpo queima calorias, sua temperatura aumenta e você sua. O suor absorve o calor, o que permite que seu corpo continue trabalhando sem superaquecimento.
    1. Seu coração bate mais rápido. Exercitar-se aumenta sua frequência cardíaca para poder rapidamente bombear sangue e oxigênio para os músculos. Se você fizer treinos de resistência sempre, sua frequência cardíaca em repouso pode diminuir à medida que seu coração se torna mais eficiente ao fornecer sangue aos seus órgãos e músculos.
    1. A digestão pode ser rápida. Já sentiu como se de repente tivesse que ir ao banheiro depois de começar uma corrida? O fluxo sanguíneo é dirigido para longe do seu coração e intestino para seus outros músculos que trabalham, o que pode levar à diarreia. Dica: Evite alimentos uma hora antes do exercício.
    1. Os hormônios da felicidade fluem. No início de um treino difícil, você ganha um pico de adrenalina e do hormônio do estresse do cortisol. O seu corpo sente que está no modo “vôo” (ou seja, tentando escapar de uma ameaça). Em seguida, as endorfinas ajudam a reduzir a dor muscular e melhorar o humor. Outros compostos, denominados endocanabinoides, também podem ser parcialmente responsáveis ​​por essa “alta do corredor”, de acordo com pesquisas.
    1. Seu cérebro recebe um impulso. A atividade aeróbica melhora nossas habilidades de pensamento e memória, possivelmente porque há aumento do fluxo sanguíneo para o cérebro durante o exercício. Atividades físicas também podem promover o crescimento cerebral.
    1. Os músculos ficam estressados ​​(de uma boa maneira). Cada vez que um músculo é desafiado, ele também é estimulado, o que causa o crescimento muscular ao longo do tempo.

Leia Também

10 motivos para começar a treinar já

10 motivos para começar a treinar já

4 exercícios de pilates para fazer em casa

4 exercícios de pilates para fazer em casa

Os 6 melhores exercícios para praticar após os 40

Os 6 melhores exercícios para praticar após os 40

Os melhores exercícios para quem tem diabetes

Os melhores exercícios para quem tem diabetes

Quer manter o foco no treino? Fique firme com essas dicas

Quer manter o foco no treino? Fique firme com essas dicas

Curta nossa página

Siga no Pinterest