Alimentação

7 mitos e verdades sobre emagrecimento

Atualizado em 13 de maio de 2019
7 mitos e verdades sobre emagrecimento

Depois dessa, seu plano alimentar nunca mais será o mesmo. Especialista esclarece dúvidas comuns de quem está tentando diminuir os números na balança.

Seja para melhorar a saúde, ou para ficar de bem com o espelho, muitas pessoas acabam recorrendo à dieta para perder peso. “A maioria acaba colocando a saúde em risco por acreditar em dietas milagrosas ou por não seguir as recomendações do seu médico e cortar por conta própria refeições e nutrientes importantes para a manutenção da saúde”, afirma Suemi Marui, médica endocrinologista do Delboni Medicina Diagnóstica.

Ela ressalta que não basta se atentar ao que é colocado no prato, é fundamental aliar atividades físicas para obter uma perda de peso saudável e duradoura.Também é preciso lembrar que uma reeducação alimentar complementada com a prática de atividade física regular ajuda não somente no controle do peso, como também na manutenção de toda a saúde. “O sistema cardiorrespiratório é muito beneficiado com essa rotina”, lembra a médica.

Confira sete mitos e verdades sobre a perda de peso:

    1. Só a redução de calorias já é suficiente para a perda de peso?
      Mito. Para conseguir um emagrecimento saudável e sem perda de massa magra, é preciso aliar a prática de atividades físicas regulares à redução de calorias. Segundo a endocrinologista, muita gente acaba deixando de lado os exercícios, pois em muitos casos eles levam mais tempo para serem notados na balança, enquanto a dieta traz resultados mais rápidos. Mas ambas são importantes, não só para a manutenção da dieta, como para a saúde em geral.

    2. Pessoas com alterações na glândula tireoide (principalmente o hipotireoidismo) sempre terão problemas com o peso?
      Mito. Desde que as dosagens dos hormônios da tireoide estejam dentro do normal, o metabolismo se comporta igual ao de um individuo com a saúde em dia. Em alguns casos, a ansiedade causada pela descoberta da doença da tireoide pode favorecer o ganho de peso, principalmente no início, quando os hormônios ainda estão desregulados.

    3. O jejum contribui para a perda de peso?
      Mito. O jejum não é recomendado em nenhuma circunstância. Quando o organismo fica muitas horas sem receber nenhum tipo de nutriente, a produção de insulina diminui, gerando uma redução da sensação de fome. Mas, com a retomada da alimentação, a pessoa acaba consumindo um número maior de calorias para suprir o tempo em que permaneceu em jejum. “Existem trabalhos científicos que mostram que aquelas pessoas que mantêm o hábito de tomar café da manhã têm mais facilidade para emagrecer do que aquelas que não tomam”, afirma a médica.

    4. Aumentar o consumo de água pode favorecer o emagrecimento?
      Verdade. O consumo de água facilita a digestão, impede a constipação intestinal e ajuda na saciedade. Para adultos com a rotina de atividades leve, recomenda-se o consumo de 2 litros por dia. Mas o ideal é consultar o seu médico para que ele avalie suas necessidades diárias.

    5. Alimentos com mais fibras realmente ajudam no controle do peso?
      Verdade. Esses alimentos permanecem por um maior tempo no estômago, por isso aumentam a sensação de saciedade. Mas é preciso atentar-se aos valores nutricionais, que podem conter mais calorias que as versões refinadas.

    6. Quando estou de dieta posso consumir legumes e frutas à vontade?
      Mito. Embora os legumes tenham poucas calorias, é preciso se atentar às porções e aos temperos escolhidos, que podem adicionar muitas calorias ao alimento. O consumo de frutas também requer cautela, pois quando colocadas em excesso na rotina alimentar podem prejudicar a dieta, já que também são fontes de carboidratos. Prefira aquelas que contêm mais água em sua composição, como o melão, a pera e a melancia, pois são menos calóricas e têm ação diurética. Apenas as verduras podem ser consumidas à vontade quando in natura, ou seja, quando desprovidas de molhos e óleos.

    7. O consumo frequente de substitutos de refeição, como shakes e sopas, pode realmente facilitar a perda de peso?
      Verdade. Os shakes podem ser usados no processo de emagrecimento, mas como nem sempre são balanceados não devem substituir refeições com muita frequência. “O que costumo recomendar é que as pessoas optem pelo shake em situações extremas, onde não é possível se alimentar corretamente. Por exemplo, ao invés de comer uma fritura na rua, tome um shake”, finaliza Suemi. Para escolher qual é o melhor produto, é importante consultar um médico nutricionista.

Leia Também

Conheça os 8 sabotadores da dieta e como vencê-los

Conheça os 8 sabotadores da dieta e como vencê-los

Efeito sanfona nunca mais em 4 passos

Efeito sanfona nunca mais em 4 passos

Quatro dicas para começar a emagrecer ainda hoje

Quatro dicas para começar a emagrecer ainda hoje

Conheça os riscos do jejum intermitente

Conheça os riscos do jejum intermitente

Quer perder peso? Você só precisa de uma coisa

Quer perder peso? Você só precisa de uma coisa

Curta nossa página

Siga no Pinterest