Movimento

Porque o volume de treino deve ser alterado?

Atualizado em 15 de maio de 2019
Porque o volume de treino deve ser alterado?

Muitos indivíduos cometem o erro de começar um programa de treinamento com pesos com uma intensidade e volume que é grande demais para suas condições físicas. Esse aumento do “stress” de treinamento muito rápido pode resultar em dores musculares e fadiga, e frequentemente o indivíduo se desmotiva para continuar o programa.

 

Esse problema pode ser eliminado se o programa começar com 2 semanas de pouco volume e baixa intensidade, que permite se acostumar ao “stress” do exercício. O volume e a intensidade podem então ser gradualmente aumentados na medida em que a pessoa esta mais treinada.Esse aumento progressivo é conhecido como sobrecarga progressiva refere-se ao princípio da sobrecarga.

 

O conceito do princípio da sobrecarga diz que para ganhar em força ou potência ou para a hipertrofia muscular, o músculo deve ser sobrecarregado (forçado) a realizar trabalho perto de suas capacidades máximas atuais. Um programa com sobrecarga progressiva é necessário se ganhos de força ou hipertrofia está no objetivo. Se não houver aumento do volume ou da intensidade no treinamento, nenhum ganho ocorrerá depois de certo tempo.

 

A sobrecarga progressiva pode evoluir por um aumento do peso usado; por um aumento do volume de treino; por uma diminuição dos períodos de descanso entre as séries e exercícios; por um aumento da intensidade (velocidade de execução) e também por uma variação dos exercícios.

 

Resumindo, se não mudarmos o estimulo frequentemente, devido a capacidade do organismo se adaptar ao estresse, iremos parar de evoluir. Sabe se que os ganhos do treinamento só acontecem mediante a adaptação constante de seu corpo frente ao estresse controlado do exercício.

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