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Exercícios educativos no treinamento para corrida

Atualizado em 15 de maio de 2019
Exercícios educativos no treinamento para corrida

A importância dos exercícios educativos em seu treinamento para corrida. Quando você começa a correr, é muito importante que a todo treino, você procure melhor seu gesto e seu posicionamento durante a corrida.

 

Sendo assim, a melhor maneira para se adquirir uma melhor técnica do gesto da corrida é praticando exaustivamente os exercícios educativos.

 

Os efeitos positivos dos exercícios educativos são:

 

  1. Memória muscular: com o estímulo específico e repetido, a musculatura fica condicionada a realizar os movimentos como a passada, a aceleração e até respiração de maneira correta, o que evita lesões de caráter ortopédicas nos corredores;
  2. Ajuste do posicionamento corporal: condicionamento da postura correta para a corrida de diversas formas como utilização dos braços, alinhamento do tronco, elevação ideal dos joelhos e inclinação do corpo;
  3. Técnica de corrida: manutenção da amplitude da passada para economia de energia na partida ou sprint final, controle da freqüência da passada, elevação dos braços, diminuição do peso do tronco, controle da respiração e posição dos pés no contato com o solo.

 

Veja alguns exemplos de exercício educativo e seu objetivo: 

  • – Skipping alto e baixo: corrigir a elevação de joelhos na passada;
  • – Anfersen: melhorar a elevação do calcanhar
  • – Dribling: maior ênfase na articulação do tornozelo;
  • – Hopserlauf: melhorar a flutuação da corrida;
  • – Kick out: aumentar a amplitude da passada;

 

Os exercícios educativos são simples e não ocupam muito tempo em sua execução, sendo recomendável realizá-los antes dos treinos para melhoria das técnicas e antes das corridas como forma de aquecimento.

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