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Qual é o melhor exercício para a pressão arterial?

Atualizado em 15 de maio de 2019
Qual é o melhor exercício para a pressão arterial?

Pesquisas mostram efeitos de exercícios na saúde de hipertensos e para evitar esse quadro

O melhor exercício para controlar a pressão arterial elevada parece ser praticamente qualquer um, como caminhar ou andar de bicicleta ou de treinamento de peso leve, especialmente se seus treinos são espalhados ao longo do dia.

“Mesmo apenas ficar em pé pode funcionar”, disse Glenn Gaesser, o diretor do Centro de Pesquisa de Estilos de Vida Saudáveis na Arizona State University e especialista em exercício e hipertensão.

Exercitar-se reduz a pressão arterial alterando a rigidez dos vasos sanguíneos para que o sangue flua mais livremente. Este efeito ocorre durante e imediatamente após um treino, de modo que os benefícios da pressão arterial de exercício são mais pronunciadas logo após a atividade física.

Portanto, a melhor maneira de combater a hipertensão pode ser dividir o treino em pedaços pequenos. Em um estudo de 2012, três caminhadas de 10 minutos espalhadas por todo o dia foram melhores na prevenção de picos subseqüentes na pressão arterial – o que pode indicar piora controle da pressão arterial – do que uma caminhada de 30 minutos.

Em outro estudo, voluntários com sobrepeso e problemas de pressão arterial foram convidados a sentar-se de forma contínua durante uma jornada de trabalho de oito horas, enquanto a sua pressão arterial foi monitorada. O resultado foi uma piora. Mas quando, durante outro dia de trabalho, os voluntários se levantavam a cada hora durante pelo menos 10 minutos, as suas leituras de pressão arterial melhoravam substancialmente.

O que isso nos diz? Quer manter a pressão saudável? Mexa-se.

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