20 minutos contra o sedentarismo

Não é preciso dispor de muito tempo para combater um dos grandes males contemporâneos: o sedentarismo

Uma pesquisa divulgada em 2015 pelo extinto Ministério do Esporte revelou que o sedentarismo atinge quase metade da população brasileira. O estudo apontou que 45,9% dos brasileiros, ou seja, 67 milhões de pessoas, não realizavam nenhuma atividade física. Ainda segundo dados do relatório, no Brasil os mais jovens são os que mais praticam exercícios físicos.

Para escapar do sedentarismo é extremamente importante unir dois comportamentos: inserir algum movimento na rotina diária (subir escadas sempre que possível e passear com o cachorro, por exemplo), além de fazer atividade física regularmente (praticar esporte, caminhar, fazer musculação ou dança, entre outros).

Não é preciso ser um atleta para desfrutar dos benefícios que a vida ativa traz à saúde. Qualquer exercício é melhor que nenhum. Portanto, algumas ações básicas como caminhar 30 minutos por dia durante a semana, trocar o elevador pela escada, ir ao mercado a pé, já podem ajudar muito a reduzir o risco de doenças causadas pelo sedentarismo.

Também é importante ressaltar que, além de uma rotina de exercícios diária, é importante cuidar da sua alimentação. Ou seja, fazer exercícios mas continuar comendo comidas gordurosas não vai ajudar em nada a cuidar da saúde. Por isso mesmo é tão importante aliar os dois para manter uma vida saudável.

Manter os olhos no prêmio ajuda

Sabemos que manter uma rotina de atividades físicas durante a semana, principalmente para quem trabalha, não é nada fácil. Porém, estabelecer metas pode ajudar e muito a se manter motivado. Além disso, algumas ações, como sair para caminhar com os filhos ou com o companheiro/namorado também é uma ótima opção para manter o pique e não desanimar no meio do caminho.

Dessa forma, sair para caminhar com alguém que você gosta também ajuda a estreitar os laços e a melhorar a convivência. Por isso, pense em fazer dessa prática uma rotina a dois. Mostre as vantagens de se iniciar um exercício físico regular e incentive outras pessoas a começarem a mexer o corpo junto com você.

Esportes auxiliam e podem ser um fator de diversão conjunta

Ainda segundo o estudo do Ministério do Esporte, o futebol é o esporte preferido do brasileiro, sendo praticado por 76,6% dos brasileiros que fazem exercícios. Além de ser uma ótima opção para quem quer começar a se exercitar, mas tem medo da academia, os esportes ajudam na socialização. Aliás, a prática de esportes diminui o estresse, aumenta a capacidade física, a concentração e a autoconfiança.

Esse pode ser o pontapé inicial que você procura para sair do sedentarismo e começar já a fazer atividades físicas. Se você não sabe qual esporte escolher, existem diversas opções, como vôlei e basquete. Ou até mesmo atividades menos conhecidas, como boxe, alguma arte marcial ou até mesmo o skate, por exemplo.

Atividades de 20 minutos para sair do sedentarismo

Se você não tem muito tempo na sua rotina, mas quer começar a fazer alguma atividade física, separamos uma lista de exercícios e atividades que você pode começar a realizar em sua casa e, assim, dar o primeiro passo a caminho de uma vida mais saudável. Por isso, separe a roupa de ginástica, coloque um calçado confortável, alongue o corpo e vamos lá!

  1. Suba e desça 3 lances de escada;
  2. Aposte nas tarefas domésticas, tire 20 minutos para fazer uma faxina no banheiro;
  3. Precisa ir no mercado? Deixe o carro de lado e vá andando;
  4. Faça da bicicleta a sua maior aliada e vá dar um passeio em duas rodas;
  5. Coloque a sua música preferida para tocar e dance!;
  6. Pular corda não é só brincadeira de criança! Entre no ritmo e dê uns pulos;
  7. Leve o cachorro para passear e aproveite para dar uma corridinha leve.

Fonte: Governo Federal