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20 minutos contra o sedentarismo

Atualizado em 10 de outubro de 2019
20 minutos contra o sedentarismo

Não é preciso dispor de muito tempo para combater um dos grandes males contemporâneos: o sedentarismo

Uma pesquisa divulgada em junho deste ano pelo Ministério do Esporte, revelou que o sedentarismo atinge quase metade da população brasileira. O estudo apontou que 45,9% dos brasileiros, ou seja, 67 milhões de pessoas, não realizam nenhuma atividade física.

De acordo com o presidente do Conselho Regional de Educação Física da 6ª Região (CREF6/MG) e doutor em Ciências do Desporto, Claudio Augusto Boschi, o sedentarismo é considerado, em nível de políticas públicas, uma epidemia mundial. “Os altos índices de pessoas que não praticam atividades físicas mostram que é preciso mudar a mentalidade em relação à importância dos exercícios para uma rotina mais saudável.”

Para escapar do sedentarismo é extremamente importante unir dois comportamentos: inserir algum movimento na rotina (subir escadas sempre que possível e passear com o cachorro, por exemplo) e fazer atividade física regularmente (praticar algum esporte, caminhar diariamente, fazer musculação ou dança, entre outros).

Não é preciso ser um atleta para desfrutar dos benefícios que a vida ativa traz à saúde. “Qualquer exercício é melhor que nenhum.

Caminhar 30 minutos alguns dias da semana já reduz em 50% o risco de doenças cardiovasculares e ainda motiva outros hábitos importantes para a manutenção do peso, como a alimentação equilibrada”, recomenda Boschi.

Sentir-se motivado para fazer atividades físicas diariamente não é uma tarefa fácil. Para Boschi, estabelecer metas pode ajudar na motivação. “Todos os seres humanos se sentem incentivados a fazer coisas que vão trazer benefícios a eles.

Por isso, é importante pesquisar todas as vantagens proporcionadas pelo exercício, antes de iniciá-lo, pois dessa forma a pessoa pode ficar mais animada para se exercitar e obter os resultados que deseja.

Para atingir um maior número de pessoas, é fundamental também ter ações de incentivo às atividades físicas e aos benefícios desse hábito, como iniciativas públicas mais eficazes”, destaca.

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