Combinar exercícios fortalece os ossos

Além de acabar com o tédio, variar as atividades pode ser uma combinação muito benéfica. Conheça os melhores exercícios para praticar e manter os ossos saudáveis

Não é só para se manter em forma que os exercícios servem. A prática regular de atividades físicas impacta muito mais no nosso corpo do que se imagina, e um dos fatores é que ela torna os nossos ossos mais fortes e mais saudáveis. Por ser um tecido vivo, ao serem exercitados, os ossos se adaptam e se tornam mais densos. Portanto, homens e mulheres que se exercitam mais, tendem a ter uma densidade óssea melhor.

Além disso, ao praticar exercícios físicos regulares é possível melhorar a coordenação motora, o balanço corporal, a musculatura e ainda previne doenças como a diabetes. E, claro, com ossos mais fortes, também diminui as chances de desenvolver osteoporose no final da vida.

Por isso, segundo o Ministério da Saúde, é importante realizar pelo menos 150 minutos de atividade moderada por semana, ou 75 minutos de atividade intensa. Juntamente com uma rotina de exercícios, é recomendado combinar diversos tipos de atividades. Isso porque os ossos, assim como o corpo, podem se acostumar a determinado exercício. Ou seja, para cuidar dos seus ossos e do seu corpo, combine diferentes tipos de exercícios e intensidades e terá um resultado melhor.

Contudo, se você quer começar a colocar o corpo para mexer, mas não sabe por onde começar, nem quais exercícios são recomendados para cuidar da saúde dos seus ossos, nós podemos te ajudar! Separamos alguns exercícios físicos benéficos para sua saúde e, principalmente, para a saúde dos seus ossos:

Exercícios para ter ossos mais fortes

Musculação

Além dos benefícios de uma atividade aeróbica, é uma atividade de alta intensidade e curta duração. Dessa forma, permite trabalhar exercícios específicos para cada grupo muscular. Esse tipo de exercício melhora a força e resistência musculoesquelética. É uma opção importante, pois transforma a massa gorda (gordura) em massa magra (músculos), aumenta a massa muscular e ajuda a preservar a saúde dos ossos. Veja abaixo outras características sobre a musculação:

  • Os principais atributos trabalhados são força muscular e postura.
  • O período mínimo ideal para beneficiar a saúde é de 2 a 3 vezes por semana.
  • Combina bem com alongamento e caminhada.

Pilates

Por ser um exercício completo, o pilates é uma ótima opção para quem deseja trabalhar diversos aspectos de uma só vez e desenvolver capacidade funcional para o corpo. Veja a seguir algumas características sobre esse tipo de exercício:

  • Os principais atributos trabalhados são força, equilíbrio, flexibilidade, agilidade e mobilidade.
  • O período mínimo ideal para beneficiar a saúde é 2 vezes por semana.
  • Combina bem com Tai Chi e dança.

Caminhada

Exercício básico, super conhecido e fácil de fazer. Entre inúmeros benefícios, é igualmente importante pelo impacto que fortalece os ossos, além de um bom início para quem não está acostumado à prática de exercícios físicos. Deve ser praticado progressivamente, ou seja, vá começando aos poucos e aumente o tempo e o ritmo conforme for praticando. Ficou curioso e quer saber mais sobre caminhada? Veja a seguir:

  • Os principais atributos trabalhados são resistência aeróbica, manutenção da força muscular, mobilidade e flexibilidade.
  • O período mínimo ideal para beneficiar a saúde é de 2 a 3 vezes por semana.
  • Combina bem com qualquer outra atividade física.

Tai Chi Chuan

Assim como o pilates, o Tai Chi é completo e tem a vantagem de ser acessível. Ou seja, pode ser praticado em parques ou outros espaços abertos. Além disso, auxilia na socialização das pessoas, oferece boa dose de agilidade e equilíbrio, o que ajuda a prevenir quedas. Veja mais algumas características sobre o Tai Chi Chuan:

  • Os principais atributos trabalhados são equilíbrio, mobilidade, força óssea, flexibilidade, agilidade, coordenação e força muscular.
  • O período mínimo ideal para beneficiar a saúde é de 1 a 2 vezes por semana.
  • Combina bem com qualquer outro exercício físico.

Dança

Opção lúdica e de alta sociabilidade, a dança é um exercício que oferece além de benefícios aeróbicos, momentos de diversão. O que a torna uma opção completa e que combina com tudo. Saiba mais sobre a prática da dança a seguir:

  • Os principais atributos trabalhados são agilidade, mobilidade, flexibilidade, equilíbrio, força muscular e coordenação.
  • O período mínimo ideal para beneficiar a saúde é 1 vez por semana.
  • Combina bem com qualquer outro exercício físico, especialmente de força.

Fonte: NIH