Movimento

7 dicas para evitar lesões nos exercícios em casa

Atualizado em 2 de julho de 2019
7 dicas para evitar lesões nos exercícios em casa

Praticar atividades físicas em casa é viável e pode ser muito bem sucedido, mas com os cuidados certos

Muitas vezes não é necessário ir à academia para mexer o esqueleto, com a orientação certa e disciplina, é possível exercitar-se em casa, mas é necessário tomar alguns cuidados para o exercício não se transformar em uma lesão.

A fisioterapeuta Priscila Gonçalves, consultora da Shopfisio, dá algumas dicas para que o momento-saúde não se transforme em uma lesão.

Não tome água apenas quando sentir sede

Quando você sente sede é sinal de que o organismo está precisando de água e que algo já não está funcionando bem. Por isso não espere a sede bater para tomar água. Consuma antes, durante e principalmente após o exercício para se manter hidratado.

Cuidado com a musculação

É preciso cuidado redobrado ao praticar exercício com peso. Evite fazer sem supervisão de um profissional que lhe orientará o modo de executá-los. Dê preferência aos exercícios aeróbicos ou opte por faixas elásticas, que permitem exercícios de acordo com a resistência do praticante. Há tanto para iniciantes, quanto para quem faz musculação há anos.

Equipamentos de qualidade

Muitas pessoas apostam em comprar acessórios fitness para potencializar as atividades físicas em casa ou ao ar livre. É uma ideia muito bem-vinda, mas para Priscila Godoy, é necessário tomar cuidados na hora de escolher os produtos. “O barato pode custar caro, alguns produtos são muito mais baratos que os outros, mas se não apresentam qualidade podem trazer lesões aos músculos e articulações. A regra se aplica para todo tipo de produto – de faixas elásticas a bicicleta ergométrica”, explica

Manutenção da bola suíça

A bola suíça é um grande parceiro para quem faz exercício em casa. Ela ajuda tanto no alongamento, quanto nos exercícios de força. Entretanto, é preciso tomar cuidado em como usá-la. A bola precisa estar sempre cheia e firme para evitar lesões e mal jeito no pescoço e costas. O ideal é que, ao colocar o peso, a bola não ceda mais que 15 cm.

Abdômen contraído

Em qualquer exercício é necessário contrair o abdômen. É uma forma de proteger a região lombar e estabilizar a coluna enquanto a pelve e os outros membros do corpo se movem. Com o abdômen contraído, temos um melhor posicionamento da caixa torácica, o que evita lesões.

Check-up esportivo

Independente do exercício – seja ele de pequeno ou grande esforço – é preciso saber se o seu corpo está preparado e se existem limitações do seu organismo. Por isso, é importante realizar um checkup antes de iniciar qualquer prática. Dê preferência ao checkup esportivo, ele dará dados como o esforço cardiorrespiratório e muscular.

Roupas

Existem alguns mitos sobre usar roupas justas para potencializar a perda de gordura corporal. Isso é apenas mito. Atividades físicas devem ser realizadas com roupas confortáveis e que permitam suar naturalmente. As roupas com algodão e linho, que são fibras naturais, absorvem o suor rapidamente e deixam a pessoa mais confortável. Eles são responsáveis pela forma que o seu corpo absorverá o impacto dos exercícios, sendo peças fundamentais para evitar lesões e ajudar na saúde das articulações.

Leia Também

Quer treinar sem se machucar? Aprenda aqui

Quer treinar sem se machucar? Aprenda aqui

Posso treinar com dor?

Posso treinar com dor?

4 exercícios de pilates para fazer em casa

4 exercícios de pilates para fazer em casa

Exercícios para gestantes: 4 séries para fazer em casa

Exercícios para gestantes: 4 séries para fazer em casa

Os benefícios do bike indoor para a saúde e boa forma

Os benefícios do bike indoor para a saúde e boa forma

Curta nossa página

Siga no Pinterest