Movimento

Quer ser fit? Veja as 5 melhores atividades físicas segundo Harvard

Atualizado em 12 de março de 2019
Quer ser fit? Veja as 5 melhores atividades físicas segundo Harvard

Se você busca qualidade de vida e mais saúde com exercícios físicos, precisa saber quais são as mais eficientes para isso

Se você não é atleta mas quer mais saúde ou apenas caber naqueles jeans antigos, praticar exercícios parece ser o melhor caminho.

Mas qual?

Veja as dicas da Harvard Medical School e escolha o seu preferido, independentemente da sua idade ou nível de condicionamento físico.

1 – Natação

A natação é considerada o exercício perfeito. A flutuação da água sustenta seu corpo e tira a tensão das articulações para que você possa movê-las com mais fluidez. A natação é boa para quem tem artrite porque força menos as articulações.

A natação também pode melhorar seu estado mental e seu humor. Hidroginástica é outra opção que ajuda a queimar calorias e tonificar seus músculos.

2 – Tai chi

Esta arte marcial chinesa que combina movimento e relaxamento é boa para o corpo e para a mente e é conhecida como “meditação em movimento”. O tai chi é constituído por uma série de movimentos suaves. Como as aulas são oferecidas em vários níveis, o tai chi é acessível – e benéfico – para pessoas de todas as idades e níveis de condicionamento físico. É particularmente bom para as pessoas mais velhas porque o equilíbrio é um componente importante do condicionamento físico e o equilíbrio é algo que perdemos à medida que envelhecemos.

3 – Treinamento de força

Levantar pesos leves não aumentará seus músculos, mas os manterá fortes. Se você não usa os músculos, eles perdem a força com o passar do tempo. Quanto mais músculos você tem, mais calorias você queima, por isso é mais fácil manter o peso. O treinamento de força também pode ajudar a preservar a função cerebral na terceira idade.  Mas comece com cuidado, orientação profissional e respeite seus limites físicos.

4 – Caminhada

Caminhar é simples, mas poderoso. Pode ser uma maneira efetiva de manter a saúde, melhorar os níveis de colesterol, fortalecer os ossos, controlar a pressão arterial, elevar seu humor e diminuir o risco de uma série de doenças (diabetes e doenças cardíacas, por exemplo). Diversos estudos demonstraram que a caminhada e outras atividades físicas podem até melhorar a memória e evitar a perda de memória relacionada à idade.

Tudo o que você precisa é de um par de sapatos bem ajustado e de suporte. Comece andando por cerca de 10 a 15 minutos de cada vez. Com o tempo, você pode começar a andar mais e mais rápido, até que esteja caminhando por 30 a 60 minutos na maioria dos dias da semana.

5 – Exercícios de Kegel

Esses exercícios não vão mudar sua aparência, mas fazem algo igualmente importante – fortalecer os músculos do assoalho pélvico que sustentam a bexiga. Músculos fortes no assoalho pélvico podem ajudar muito na prevenção da incontinência urinária. E eles servem para mulheres e homens.

Para fazer um exercício de Kegel corretamente, aperte os músculos que você usaria para evitar a passagem de urina ou gás. Segure a contração por dois ou três segundos e solte. Certifique-se de relaxar completamente os músculos do assoalho pélvico após a contração. Repita 10 vezes. Tente fazer de quatro a cinco séries por dia.

Leia Também

Como adotar uma rotina de exercícios sem sacrifício?

Como adotar uma rotina de exercícios sem sacrifício?

Musculação ou crossfit: escolha a melhor modalidade para você

Musculação ou crossfit: escolha a melhor modalidade para você

7 dicas para evitar lesões nos exercícios em casa

7 dicas para evitar lesões nos exercícios em casa

Melhore a postura com 3 exercícios para fazer em casa

Melhore a postura com 3 exercícios para fazer em casa

O que NÃO comer antes da prática de exercícios

O que NÃO comer antes da prática de exercícios

Curta nossa página

Siga no Pinterest