Movimento

4 dicas para respirar melhor enquanto corre

Atualizado em 22 de maio de 2019
4 dicas para respirar melhor enquanto corre

Seu desempenho é muito afetado pela mais básica das ações: a respiração, aprenda a respirar melhor para correr melhor

Já se perguntou por que em alguns dias você tem mais pique para correr do que em outros? Um dos fatores que mais pode influenciar isso é a sua respiração.

Aprenda a regular a sua respiração para aproveitar o melhot dos seus músculos e oxigenar seu organismo enquanto corre:

1. Aprenda a respirar fundo

Seus pulmões são apenas um pouco menor do que a sua caixa torácica, mas a maioria das pessoas tendem a usar apenas o terço superior deste órgão poderoso. Quando você respira fundo, expande os pulmões, pressiona o diafragma e faz com que seu abdômen se expanda enquanto seus pulmões se enchem de ar. Aprender a respirar dessa forma durante a corrida ajuda a tomar uma grande quantidade de oxigênio, evitando tonturas e náuseas.

2. Combine seus passos e sua respiração

Para uma corrida de ritmo fácil, inspire por três ou quatro passos, depois expire na mesma quantidade. Conte os passos em sua cabeça enquanto você ajusta a respiração a esse ritmo. Se você estiver correndo mais intensamente, o seu ritmo de respiração aumentará para apoiar o seu aumento de produção de energia e tornar-se mais rápido – uma respiração por um a dois passos e expiração de um a dois passos. Se você não pode igualar os seus passos ao seu ritmo de respiração, isso significa que está correndo muito rápido. Tente amenizar o passo e volte ao seu ritmo.

3. Respire de forma diferente em temperaturas mais frias

É importante respirar pelo nariz durante a corrida em tempo mais frio, porque o ar frio é seco e respirar pela boca aumenta a secura, enquanto diminui a temperatura do ar. Com isso, você pode ter sintomas semelhantes aos da asma, como chiado no peito e tosse, ao respirar o ar frio pela boca. Respirar pelo nariz não só filtra as impurezas do ar, mas também aquece o ar fresco à temperatura do corpo, criando menos choque para os pulmões para diminuir esses sintomas.

4. Respire pelo nariz

Se a respiração nasal é difícil para você, comece a experimentar agora, antes que a temperatura caia drasticamente. Respirar pelo nariz ajuda a respirar mais profundamente e de forma eficiente, o que ajudará o seu funcionamento, independentemente da temperatura.

* Com informações do Pop Sugar

Leia Também

A importância de variar os estimulos de sua corrida

A importância de variar os estimulos de sua corrida

Exercícios educativos no treinamento para corrida

Exercícios educativos no treinamento para corrida

8 motivos para começar a correr

8 motivos para começar a correr

Antes de começar, previna-se!

Antes de começar, previna-se!

Levanta daí, e vamos correr!

Levanta daí, e vamos correr!

Curta nossa página

Siga no Pinterest