Movimento

Entenda como a ioga pode melhorar a sua saúde

Atualizado em 24 de abril de 2019
Entenda como a ioga pode melhorar a sua saúde

Além de melhorar a forma física e aliviar o estresse, a ioga também pode ajudá-lo a adotar um estilo de vida mais saudável

 Muitas pessoas pensam na ioga principalmente como uma atividade que promove flexibilidade e equilíbrio mental e emocional. Mas esta antiga prática indiana também inclui exercícios de respiração, relaxamento e meditação.

Juntas, essas atividades todas podem levar a melhorias mensuráveis ​​em fatores relacionados à saúde cardiovascular, como pressão arterial mais baixa, melhor qualidade de sono e menos inflamações que são danosas para a saúde das artérias.

Veja mais quais são alguns dos benefícios oferecidos pela prática regular a ioga, escolha a sua modalidade preferida, respire e inspire!

Melhor condicionamento físico em geral

Formas mais ativas de ioga, como Power Yoga ou Vinyasa, são listadas como exemplos de exercício de intensidade moderada. Mas as formas menos vigorosas de ioga (assim como as formas ativas) oferecem menos impacto, mas também aumentam a força muscular, a flexibilidade e o equilíbrio. Esses recursos, que muitas vezes são negligenciados em outras formas de exercício, são vitais para a boa forma física e bem-estar. A ioga também estimula a respiração lenta e profunda, o que ajuda a reduzir a pressão arterial em uma média de cinco pontos após alguns meses de prática regular, sugere a pesquisa.

Maior capacidade de recuperação emocional

O aspecto relaxante e meditativo da ioga pode fortalecer sua capacidade de recuperação emocional, ajudando você a se manter mais calmo durante períodos de estresse. O estresse – uma parte inevitável de nossas vidas diárias – ativa a resposta de luta ou fuga do corpo. Isso desencadeia um aumento da frequência cardíaca, da pressão sanguínea e da liberação de hormônios do estresse, que são particularmente prejudiciais para o sistema cardiovascular. A ioga ajuda a ativar o efeito oposto, conhecido como a resposta de descanso e digestão. Com o tempo, uma prática regular de ioga cultiva essa “resposta de relaxamento”, permitindo que você seja menos reativo ao estresse e às emoções intensas. Uma única sessão de ioga de 90 minutos pode reduzir os níveis do hormônio do estresse cortisol, de acordo com um estudo.

Maior consciência mente-corpo

Em uma pesquisa de 2012 do Centro Nacional de Saúde Complementar e Integrativa dos Estados Unidos, mais de 80% dos entusiastas da ioga disseram que a prática diminuiu seu estresse. Quase dois terços relataram que a ioga os motivou a se exercitar com mais regularidade. E quatro em cada 10 disseram que foram inspirados a comer de forma mais saudável.

Essas mudanças podem refletir a elevada consciência mente-corpo que os praticantes de ioga experimentam. “Você está mais ciente dos sentimentos positivos que você gosta quando come alimentos saudáveis ​​e exercícios. Também é mais provável que você perceba os efeitos negativos de comer junkfood e ficar sentado em um sofá o dia todo”, diz Khalsa. Fazer mudanças saudáveis ​​no estilo de vida talvez seja a coisa mais importante que você pode fazer para prevenir doenças cardíacas, ressalta o pesquisador.

Transformação gradativa da vida como um todo

Depois de anos fazendo ioga, algumas pessoas acham que a prática transforma suas vidas em um grau ainda maior. “Eles têm uma perspectiva diferente sobre o significado e o propósito de suas vidas e seus objetivos se tornam menos materialistas e mais espirituais e caridosos”, diz o Dr. Khalsa. Embora a relevância para as doenças cardíacas possa ser tênue, algumas pesquisas descobriram que as pessoas com maior senso de propósito na vida têm menor probabilidade de ter um ataque cardíaco, derrame ou problema cardiovascular, em comparação com pessoas que têm um menor senso de propósito.

Além disso, há boas evidências desde 1990 de que um estilo de vida que inclui a ioga como um dos seus quatro componentes principais (juntamente com uma dieta vegetariana com baixo teor de gordura, exercícios moderados e a manutenção de relacionamentos afetivos e de apoio) pode realmente diminuir os bloqueios nas artérias sem o uso de medicação.

Outros benefícios da ioga

  • Alivia drasticamente a dor lombar e até mesmo as dores da artrite
  • Reduz a necessidade de medicamentos para diabetes em até 40%
  • Melhora a imunidade aumentando os níveis de antioxidantes que combatem doenças em
  • Ativa genes que promovem a saúde – funciona mesmo se você for iniciante
  • Reduz a depressão, dor crônica e até melhore os sintomas de estresse pós-traumático
  • Reduz o risco de cair e ajuda a recuperar o equilíbrio se você tropeçar

E você pode até mesmo ser capaz de retardar o início da doença de Alzheimer e combater os declínios relacionados à idade na memória através do componente de meditação da ioga. Na verdade, o yoga faz tanto pela sua saúde que os estudos mostram que as pessoas que praticam ioga usam 43% menos serviços médicos.

Como iniciar a prática de ioga

Se você é iniciante na ioga, procure uma modalidade mais suave e menos impactante, especialmente se você tem mais de 65 anos ou tem alguma condição médica. Para colher maiores benefícios, encontre uma aula que inclua todos os quatro pilares do yoga: posturas, práticas de respiração, relaxamento profundo e meditação.

Você pode precisar de alguma persistência para encontrar um professor e um estilo de ioga que se adaptem melhor ao seu estilo de vida e suas necessidades.Mas no fim, valerá bastante a pena. É o que afirmam os praticantes de longo prazo dessa atividade. Afinal, algo não dura milênios à toa, não é mesmo?

Fonte: Harvard Health

Leia Também

4 benefícios da ioga para a sua vida sexual

4 benefícios da ioga para a sua vida sexual

Fazer ioga no trabalho pode ajudar a diminuir o estresse

Fazer ioga no trabalho pode ajudar a diminuir o estresse

Yoga pode ajudar no desenvolvimento das crianças

Yoga pode ajudar no desenvolvimento das crianças

5 modalidades de exercícios para prevenir o câncer

5 modalidades de exercícios para prevenir o câncer

Curta nossa página

Siga no Pinterest