Movimento

Os melhores exercícios para quem tem diabetes

Atualizado em 16 de maio de 2019
Os melhores exercícios para quem tem diabetes

Atividade física é excelente para ajudar a controlar o diabetes, escolha as melhores e viva com saúde

Exercícios são bons para todas as pessoas, mas praticar uma atividade física pode ser particularmente benéfico para diabéticos.  Os treinos podem diminuir o açúcar no sangue e a pressão arterial, aumentar sua energia e ajudá-lo a dormir melhor. Mas exercícios de alto impacto muitas vezes não são recomendados.

Pelo menos 30 minutos de atividade aeróbica 5 dias por semana podem ajudar a insulina em seu corpo a funcionar melhor. Estamos falando de exercícios que fazem seu coração e seus pulmões movimentarem seu sangue para uma velocidade maior.

Se você não estiver ativo há algum tempo, comece com 5 a 10 minutos por dia e aumente com o tempo. Converse com seu médico antes de começar.Conheça os mais recomendados para quem tem diabetes e mexa-se!

1 – Caminhada

É uma maneira simples de praticar exercício e ainda tomar um ar fresco. Pode diminuir seu estresse também. Um rápido passeio de 30 minutos a uma hora, 3 ou 4 vezes por semana é uma maneira de conseguir uma vida mais saudável. É fácil começar: leve seu cachorro para andar ao redor do bairro ou caminhe até o mercado em vez de dirigir. Depois de criar um hábito, pode ser gratificante – e motivador – acompanhar seus passos e seu progresso.

2 – Dança

Essa pode ser uma maneira divertida de fazer seu exercício. Chacoalhar o esqueleto por 25 minutos, 3 dias por semana, para ajudar o seu coração, diminuir o açúcar no sangue, aliviar os níveis de stress e queimar calorias. Você também não precisa de um parceiro para começar. Uma cadeira pode ser um bom suporte se você precisar.

3 – Natação

Este é um exercício aeróbico que não sobrecarrega suas articulações como as outras. Também permite que você trabalhe os músculos na parte superior e inferior do corpo ao mesmo tempo. Mexer-se na água também é bom para o seu coração. Pode diminuir o colesterol e ajudar a queimar muitas calorias. Mas não se esqueça de dizer ao instrutor ou a um salva-vidas que você tem diabetes.

4 – Pedalar

Lutar contra o diabetes é tão fácil quanto andar de bicicleta. 30 minutos por dia de 3 a 5 vezes por semana – seja na rua ou em uma bicicleta ergométrica, podem fazer seu coração funcionar melhor, diminuir a glicose no sangue e ajudar a perder peso sem machucar os joelhos ou articulações.

5 – Subir escadas

Esta pode ser uma maneira saudável e fácil de queimar calorias e fazer seu coração e pulmões trabalharem mais rápido, especialmente se você tem diabetes tipo 2. Subir e descer escadas por 3 minutos cerca de uma hora ou duas depois de uma refeição é uma boa maneira de queimar o açúcar no sangue. Você pode fazer isso em qualquer lugar, como quando você precisa de uma pausa do trabalho.

6 – Ioga

Funcionou por cerca de 5.000 anos como um exercício de baixo impacto que pode torná-lo mais forte e mais flexível. Além disso, pode ajudar no equilíbrio. Os movimentos, posições e foco na respiração também podem aliviar o estresse e ajudar a fortalecer os músculos. Isso pode manter seus níveis de açúcar no sangue mais estáveis.

7 – Tai chi chuan

Esta antiga arte chinesa usa movimentos lentos e controlados – junto com a visualização e a respiração profunda – para criar força. Também pode ajudar com mobilidade, equilíbrio e flexibilidade. Este exercício suave também pode diminuir seu nível de estresse e ajudar a prevenir danos nos nervos dos pés.

Fonte: WebMD

Leia Também

Diabetes tipo 2 pode ser detectado 20 anos antes

Diabetes tipo 2 pode ser detectado 20 anos antes

5 mitos e verdades sobre o diabetes

5 mitos e verdades sobre o diabetes

Diabetes na infância e adolescência: como lidar?

Diabetes na infância e adolescência: como lidar?

Dieta sem glúten aumenta risco de diabetes

Dieta sem glúten aumenta risco de diabetes

Dieta low-carb pode ser eficiente contra o diabetes

Dieta low-carb pode ser eficiente contra o diabetes

Curta nossa página

Siga no Pinterest