Relacionamento

Silicone atrapalha a amamentação? Entenda

Atualizado em 10 de outubro de 2019
Silicone atrapalha a amamentação? Entenda

Cirurgia nos seios deixa em dúvida mulheres que querem ser mães, mas será que atrapalha?

A mamoplastia de aumento conhecida como implante de silicone, é um dos procedimentos mais procurados nos consultórios de cirurgia plástica, entretanto, ainda gera dúvidas entre as mulheres que desejam ser mães.

Uma das questões mais comuns é se a prótese de silicone pode interferir na amamentação, o que para o cirurgião plástico Bruno Legnani é raríssimo acontecer.

“Atualmente, a grande maioria das próteses é colocada atrás da glândula mamária, assim não interfere na produção do leite. Os ductos de liberação também permanecem intactos e a capacidade de amamentar não é alterada”, explica o cirurgião.

Legnani afirma que antes da realização de qualquer procedimento cirúrgico é ideal que a paciente converse com o médico e procure saber quais são as técnicas utilizadas pelo profissional.

“Para que as mulheres preservem a capacidade de amamentação, é necessário preservar o parênquima mamário, por isso o cirurgião plástico precisa ser consciente e escolher um volume adequado de prótese para cada paciente.

Tamanhos exagerados podem comprimir o parênquima mamário e alterar seu funcionamento”, alerta o especialista, salientando que é importante procurar um profissional qualificado.

Na página da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e no site do Conselho de Medicina é possível verificar se um cirurgião é, de fato, um especialista na área de interesse.

A prótese fica diferente depois da amamentação?

Outro questionamento frequente entre as mulheres que desejam implantar próteses de silicone, é como ficarão os seios depois da gestação.

O cirurgião explica que a prótese não sofre alterações, mas que o aumento da mama, decorrente da lactação, pode alterar os resultados da cirurgia e por isso é importante atentar para o formato de prótese escolhido.

“Para que o formato dos seios permaneça natural, é indispensável que sejam observadas as características do corpo e da pele da mulher para escolha da prótese. Um dos fatores que o médico deve levar em conta antes de uma cirurgia é se essa mulher pretende ser mãe“, completa o especialista.

Para as mulheres que já possuem silicone, a sugestão do médico é que sigam o processo de amamentação com naturalidade e, em caso de dúvidas, procurem o ginecologista.

Já para mulheres que desejam implantar a prótese, mas querem engravidar, o especialista costuma orientar que conversem com o cirurgião sobre o melhor momento para realizar o procedimento cirúrgico.

Leia Também

11 mitos e verdades sobre amamentação

11 mitos e verdades sobre amamentação

6 benefícios da amamentação para as mulheres

6 benefícios da amamentação para as mulheres

Anticoncepcional pós-parto afeta a amamentação?

Anticoncepcional pós-parto afeta a amamentação?

Prótese de silicone e amamentação: a verdade

Prótese de silicone e amamentação: a verdade

Como amamentar após voltar ao trabalho?

Como amamentar após voltar ao trabalho?

Curta nossa página

Siga no Pinterest