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Gestante pode praticar exercícios físicos?

14 de julho de 2015
Gestante pode praticar exercícios físicos?

Pode? É bom? Quais são as atividades recomendadas? Fisioterapeuta tira as dúvidas

Existe um tabu relacionado à gestação e a prática de atividades físicas. Os exercícios estão cada vez mais fazendo parte da rotina da gestante. Segundo Mariana Novaes, Fisioterapeuta e Instrutora de Pilates do Fit Body Pilates e Estética, com orientações médicas os exercícios podem ser feitos pela gestante. “Fazer atividade física alivia as dores, principalmente na lombar, inchaços, melhora a disposição da gestante e ainda aumenta a autoestima”, diz.

E os benefícios dos exercícios para as gestantes já foi comprovado. Uma pesquisa feita pela Universidade de Auckland (Nova Zelância) e pela Arizona University (EUA), com 84 grávidas. A metade dessas gestantes praticaram exercícios físicos, andaram de bicicleta cinco vezes na semana, durante 40 minutos, as futuras mamães que se exercitaram apresentaram resultados melhores em relação à saúde.

As futuras mamães podem malhar sem problemas, porém, elas precisam ficar atentas à frequência e a intensidade dos exercícios. “Independente do exercício que a gestante esteja praticando, é importante ficar atento à frequência cardíaca que não deve ultrapassar de 140 bpm”, explica a fisioterapeuta.

O tempo de duração da atividade pode variar de 30 a 45 minutos e a frequência é de duas a três vezes na semana. “O ideal é evitar atividades que exijam muito do esforço físico e possa provocar quedas”, afirma Gabriela.

 

Qual atividade praticar?

Logo nos primeiros seis meses de gestação a mulher tem mais chances de ganhar peso. Neste período, atividades aeróbicas são as mais recomendadas. “As alterações posturais começam no último trimestre por conta do aumento da barriga. Para fortalecer a coluna e aliviar as dores, o pilates nesta fase é atividade mais indicada, já que os exercícios ajudam a manter a postura”, ressalta a especialista.

 

Cuidados que a gestante deve tomar

A fisioterapeuta do Fit Body Pilates Spa & Estética revelou algumas dicas para a gestante se cuidar na hora dos exercícios. Confira:

 

  • – Antes de iniciar qualquer atividade física, consulte o seu médico;
  • – Para obter os benefícios do pilates, a gestante deve fazer pelo menos duas aulas por semana;
  • – Fique de olho na frequência cardíaca durante qualquer atividade física;
  • – Alerta: Gestantes com placenta prévia ou baixa ou que tenham alguma doença que coloque a gravidez em risco não devem praticar a atividade.

 

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