Relacionamento

A importância de ler para os seus filhos

25 de agosto de 2015
A importância de ler para os seus filhos

Além de criar laços de afeto, a leitura pode realmente transformar crianças em futuros leitores e ajudar no seu desenvolvimento cerebral

 

Aquela historinha que você conta antes de dormir pode ser bem mais do que uma maneira de estreitar os laços afetivos entre crianças e seus responsáveis. Esse hábito pode, efetivamente, auxiliar seu desenvolvimento cerebral.

Dois estudos observaram como ouvir a leitura aumenta as habilidades de pensamento e ajuda as crianças a tornarem-se bons leitores.

“Ler realmente tem um papel muito importante a desempenhar na construção de redes cerebrais que servirão às crianças em longo prazo à medida em que passam da comunicação verbal à leitura por conta própria”, disse o Dr. John Hutton, do Hospital Medical Center de Cincinnati Children, ao The New York Times.

As crianças expostas regularmente à leitura tinham níveis mais elevados de atividade cerebral em uma região associada com a integração de som e estímulos visuais do que os participantes menos literários. Os pesquisadores disseram que os resultados ilustram como se envolver com livros em uma idade jovem estimula a imaginação e habilidades de leitura após o ensino fundamental.

Outro estudo, publicado na Psychological Science, analisou o vocabulário usado em livros de desenho, comparando estas palavras a uma lista de frases comuns de pais de crianças pequenas. “Os livros contêm um conjunto mais diversificado de palavras do que a fala dirigida às crianças. Isto sugere que as crianças que as ouvem, aprendem palavras que as crianças que não estão expostas aos livros para provavelmente não estão ouvindo”, disse a autora, Jessica Montag, ao Times.

 

 

Curta nossa página

Siga no Pinterest