Como evitar piolhos nas crianças?

Lavagem correta dos fios pode evitar problemas com os insetos, que se proliferam em ambientes sujos

Filhos coçando a cabeça são sinal de alerta para a maioria das mães. Os piolhos são uma das pragas mais comum nas crianças em idade escolar.

De acordo com a especialista em cuidados com o couro cabeludo Sônia Mesquita, por mais que os pequenos convivam com outras crianças e isso não possa ser evitado, se os pais tiverem uma rotina diária de assepsia, esse problema pode ser evitado.

No entanto, engana-se quem acha que somente a assepsia, nome técnico do processo de lavagem, garante um cabelo limpo. Segundo Sônia, para que os fios fiquem higienizados totalmente, deve-se lavá-los todos os dias. “A lavagem dos fios deve ser diária e de maneira correta, usando-se as pontas dos dedos e esfregando com a unha, para que seja retirada a sujeira acumulada a partir da poluição, suor e resíduos de produtos que impedem a oxigenação da corrente sanguínea”, explica.

O modelo correto de pente a ser usado na hora de desembaraçar os fios é importante: “Para garantir uma escovação completa, o ideal é o uso de pentes – e não escovas – com os dentes finos. Isso deve ser aplicado tanto para as crianças quanto para os adultos”.