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Esporte em excesso prejudica crianças

Atualizado em 1 de fevereiro de 2019
Esporte em excesso prejudica crianças

Médico do esporte do HCor dá dicas para a prática segura das atividades, para que sejam sempre sinônimo de lazer e bem estar

As crianças estão iniciando a prática de esportes cada vez mais cedo. Observados e incentivados pelos pais, crianças e adolescentes podem começar a sentir o peso das competições e a pressão por bons resultados. É justamente nesse momento que correm um alto risco de sofrerem sérias lesões ou mesmo agravar um problema cardíaco discreto.

Segundo o médico do esporte do Hospital do Coração (HCor), Dr. Nabil Ghorayeb, a necessidade de maior força física implica em mais treinamento e, consequentemente, maior esforço para as articulações, deixando as mesmas mais propensas às lesões. Esses traumas podem ser apenas de ligamentos, ou até mesmo fraturas e deslocamentos dramáticos da articulação.
Para ter certeza de que o exercício só trará benefício, é preciso ter em mente as principais precauções a serem tomadas, a fim de não ocorrerem lesões antes ou durante a prática do exercício.

É importante saber o limite de segurança do corpo. “Recomendamos os jovens conhecer o trabalho cardíaco, ou seja, a frequência cardíaca a ser atingida durante o exercício e ter consciência de que ela não deve ser superada numa atividade regular”, alerta Dr. Ghorayeb.

Veja as dicas do profissional para a prática segura de atividade física em crianças:

 

  • – Buscar informações com o pediatra;
  • – Fazer pelo menos um eletrocardiograma anual (exigir laudo de um cardiologista);
  • – Até os 12 anos fazer um “aprendizado dos esportes”, para a criança escolher o esporte que quer praticar. Não a force fazer o que não tem vontade;
  • – Procurar um médico imediatamente caso a criança sinta qualquer anormalidade ao praticar esporte;
  • – Realizar exames completos em caso de competição;
  • – Não exagerar nos treinamento e cobranças. Muitos abandonaram carreiras promissoras na primeira oportunidade;
  • – Escolher o material adequado para o esporte de sua preferência;
  • – Realizar alongamento antes e depois do exercício. Isso deixará a articulação mais flexível e menos propensa a sofrer uma contusão;
  • – Não tente ir além do seu limite. Músculos cansados aumentam o risco de machucar os joelhos;
  • – Antes de começar qualquer atividade física, procure um especialista;
  • – Ao primeiro sinal de dor, pare o exercício;
  • – Pratique atividade física regularmente para manter os músculos fortes;
  • – Não aumente a carga no treino sem a orientação de um professor. Muito peso sobrecarrega as articulações.

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