Relacionamento

Os benefícios da meditação para crianças

6 de outubro de 2015
Os benefícios da meditação para crianças

Em uma geração que já nasce 24 horas ultraconectada, desligar-se é essencial para a saúde mental

Os benefícios da meditação já foram cientificamente comprovados, mas além de ajudar a aliviar o estresse da vida adulta, a meditação pode auxiliar muito as crianças.

Especialmente porque elas passam praticamente todo o tempo “no ar”, online em dispositivos e conectadas a todo minuto. Por isso nunca foi tão importante aprender a desacelerar quanto agora, para quem já nasceu nesse ritmo.

Uma pesquisa da Universidade de Berkeley apontou que ensinar as crianças a desconectar-se por meio da meditação e da concentração pode ajudá-las tanto quanto aos adultos. Além disso, podem ajudar a aliviar a ansiedade, sintomar de depressão, melhorar a qualidade do sono a autoestima.

Nos Estados Unidos, Inglaterra, Índia e Canadá, pré-escolas já apresentam programas de ioga e meditação para criança, como o projeto The Peaceful Child, de New Orleans.

“Uma grande parte do porquê a desconexão é importante é o fato de permitir que o coração e mente descansem, permitir-se ouvir a própria voz interior no meio do barulho do mundo. O ruído está muito mais perto com todos os meios de comunicação ao nosso alcance. Quando você se desliga disso, pode voltar para o seu próprio equilíbrio e seu próprio ritmo”, explica Rebecca Kastl, responsável pelo projeto.

A revista científica Educational Psychology Review avaliou as evidências dos programas implantados em escolas e percebeu que a meditação na escola melhorou suas capacidades sociais, bem estar e desempenho nos estudos.

A Blue School de Nova Iorque, criada para incorporar elementos de neurociência, experimentou diferentes tipos de meditação ao longo dos anos e concluiu que são necessárias técnicas diferentes de acordo com a idade, mas que o resultado é uma melhor preparação para o trabalho intelectual, para as amizades e até na resolução de problemas.

Curta nossa página

Siga no Pinterest