Relacionamento

Crianças precisam levantar-se

8 de outubro de 2015
Crianças precisam levantar-se

O ato de permanecer sentadas por longos períodos expõe crianças a sérios riscos vasculares

“Professora, posso ir ao banheiro?” é uma pergunta frequente nas escolas e que realmente pode atrapalhar o andamento da aula, especialmente quando o aluno é do tipo que “gosta de passear”. Mas a verdade é que o ato de ficar muitas horas sentadas pode ser extremamente prejudicial também para as crianças.

A professora da University of British Columbia’s School of Health and Exercise Sciences, Ali McManus, estuda os danos provocados à saúde por longos períodos que as crianças passam sentadas.

O estudo comparou crianças que ficaram sentadas por três horas consecutivas a crianças que também estavam sentadas, mas que se levantavam de hora em hora para exercitar-se por 10 minutos.

As crianças que permaneceram sentadas sem exercícios, tiveram um declínio na expansão das artérias de 33%, mas quando levantavam, a artéria voltava ao normal.

McManus afirma que isso nos leva a crer que as crianças devem ser mais fisicamente ativas na escola, não necessariamente apenas com a famosa frase “professora, posso ir ao banheiro?”.

Curta nossa página

Siga no Pinterest