Relacionamento

Como escolher o calçado correto para as crianças?

26 de outubro de 2015
Como escolher o calçado correto para as crianças?

O que deve ou não ser evitado na hora de escolher o tipo mais adequado de sapato para os pequenos

Com a variedade de modelos de diversos tipos, saltos e que muitas vezes imitam os calçados de adultos, fica difícil escolher o sapato mais adequado para o seu filho. Saber qual o modelo e material correto para o uso das crianças é o grande desafio dos pais.

Segundo o ortopedista Dr. Artur da Fonseca nenhum calçado pode interferir gravemente no desenvolvimento da criança. Porém, alguns calçados com os feitos a base de plástico devem ser evitados. “Por ser quente e úmido, torna-se um excelente ambiente para proliferação de fungos e bactérias. Costuma ser duro e, mesmo quando flexível, não absorve o impacto da pisada, o que pode ser prejudicial às articulações. O solado geralmente é escorregadio e não evita a derrapagem, o que pode provocar acidentes”, explica o médico.

Alguns pais optam por esse tipo de calçado devido ao baixo valor de mercado ou pela facilidade na limpeza do item, mas Dr. Artur indica aos pais que sempre optem por sapatos com sola de borracha, de preferência, com uma palmilha interna com algum grau de amortecimento. “Na hora de testar, os pais devem apalpar a ponta dos dedos da criança por fora do sapato, o ideal é que sobre de um a dois centímetros. Mais que isso, o tênis está grande demais e isso pode causar problemas”, comenta o ortopedista.

Salto alto

A recomendação do médico é para que ele seja evitado prioritariamente até os 5 anos de idade, em alguns casos até os 7 anos. Até os 5 anos a estrutura óssea do calcanhar ainda não está totalmente desenvolvida e o salto pode prejudicar a sua formação. E até 7 anos seu sistema nervoso central está em desenvolvimento e a criança ainda não possui coordenação motora.

Curta nossa página

Siga no Pinterest