Saúde

Óleo de coco ajuda a emagrecer e diminuir a barriga

Atualizado em 1 de junho de 2019
Óleo de coco ajuda a emagrecer e diminuir a barriga

Quer diminuir a barriga? Aposte no óleo de coco, que ajuda a emagrecer de maneira saudável

Quem diria que um tipo de gordura poderia garantir o emagrecimento. Mas com o óleo de coco é assim, pois é comprovadamente um dos superalimentos mais importantes da natureza. Com uma combinação única de ácidos graxos, o óleo de coco exerce efeitos comprovados sobre o metabolismo.

Leia também: 10 benefícios (alguns surpreendentes) do óleo de coco

De acordo com pesquisadores da Universidade de Columbia e do Centro de Pesquisa sobre Obesidade de Nova York, o óleo de coco ativa hormônios ligados a sensação de saciedade. O que significa que ao consumir o óleo de coco no café da manhã, por exemplo, a tendência é que a quantidade de comida ingerida nas refeições seguintes seja menor.

Segundo o médico e pesquisador na área de nutrição, Patrick Rocha, as vantagens de inclui-lo na alimentação vão desde ajudar a emagrecer até a fortalecer o sistema imunológico do corpo, melhorar o perfil do colesterol, o funcionamento da tireoide, a fadiga, entre outros. “Cozinhar com o óleo de coco não gera gordura trans, que são extremamente prejudiciais a saúde, e de quebra, o livra de um veneno chamado óleos vegetais (soja, canola, milho, etc). Uma propriedade importante do óleo de coco ao utilizá-lo na alimentação é que ele atua no organismo como um termogênico, capaz de estimular o metabolismo.”, explica o médico.

Leia também: DIY: creme dental caseiro de óleo de coco 

Seja no preparo de receitas, na cozinha, ou cuidados com a beleza. As vantagens são diversas, mas é preciso ficar atento a algumas informações. Uma das questões que o médico destaca é que o óleo seja utilizado em sua forma natural, extra-virgem, e não em cápsulas.

“É importante lembrar que a utilização do óleo de coco em cápsulas tem poucos benefícios, e seriam necessárias muitas cápsulas diárias para se obter resultados. O indicado é que seja utilizado o óleo de coco não refinado e puro, pois somente assim é possível desfrutar de todos os benefícios. Uma dica muito interessante e que recomendo aos meus pacientes, é adicionar uma ou duas colheres de óleo de coco no café, pela manhã. Essa pequena porção ao acordar contribui, principalmente, para a perda da “perigosa” gordura abdominal.”, destaca Dr. Patrick Rocha.

Leia mais: 7 motivos que impedem de perder a barriga (e dicas para mudar)


Diferente de outras opções expostas nas prateleiras dos supermercados, o óleo de coco é rico em triglicerídeos de cadeia média e ácidos graxos que impulsionam o bom funcionamento do metabolismo e sistema digestivos. Importante lembrar que moderação também vale para este superalimento. Para quem ainda não experimentou o ideal para começar é inclui-lo em substituição a outros tipos de gordura no preparo dos alimentos.

Leia Também

Pesquisa associa ingrediente de produtos de higiene a osteoporose

Pesquisa associa ingrediente de produtos de higiene a osteoporose

Grupo de mulheres cria “Google” para saúde feminina

Grupo de mulheres cria “Google” para saúde feminina

É possível ser viciado em comida?

É possível ser viciado em comida?

Anda dormindo mal? Sua dieta pode ser culpada

Anda dormindo mal? Sua dieta pode ser culpada

25 formas simples de adotar um estilo de vida saudável

25 formas simples de adotar um estilo de vida saudável

Curta nossa página

Siga no Pinterest