Alimentação

O que acontece com nosso corpo quando ingerimos açúcar?

Atualizado em 14 de março de 2019
O que acontece com nosso corpo quando ingerimos açúcar?

Quer saber o que acontece quando você come aquele docinho cheio de açúcar? Continue lendo

No mundo moderno de alimentos processados e bebidas gasosas, a doçura está associada principalmente ao prazer. Como resultado, o açúcar é adicionado a muitos dos alimentos para aumentar artificialmente o sabor ou textura, ou atuar como um conservante que impeça a proliferação de bactérias.

Comer mais açúcar do que o nosso corpo realmente precisa, nos faz armazenar o excesso como gordura, levando a um aumento da obesidade e muitos outros problemas de saúde. Manter o controle de quanto açúcar comemos pode ser difícil, embora, como ele apareça com muitos nomes diferentes e esteja escondido em alguns alimentos improváveis. Além disso, nem todos os açúcares são ruins.

Descubra abaixo exatamente o que o açúcar faz ao seu corpo

Ao digerir o açúcar, as enzimas no intestino delgado começam a decompô-lo em glicose. Esta glicose é então liberado na corrente sanguínea, transportada para as células do tecido em nossos músculos e órgãos e convertido em energia.

As células beta no pâncreas monitoram constantemente a quantidade de glicose na corrente sanguínea e libera insulina para controlá-lo. Isto significa que se você consumir mais açúcar do que seu corpo precisa de imediato, ele pode ser armazenado para mais tarde para manter seus níveis de açúcar no sangue constante. Se o seu corpo deixa de produzir insulina suficiente ou se as suas células se tornam resistentes a ela, isso pode resultar em diabetes.

Leia também: Por que gostamos tanto de açúcar e gordura?

O que acontece quando consumimos açúcar em excesso?

O açúcar é essencial para o corpo humano, pois alimenta as células que nos mantêm vivos.Mas seu excesso é, obviamente, prejudicial. Alimentos com adição de açúcar que não ocorrem naturalmente contêm calorias vazias, o que significa que eles não têm qualquer outro benefício do que fornecer energia. Se comer mais açúcar do que os nossos níveis de energia necessitam, nosso corpo precisa encontrar outra coisa para fazer com essa energia extra. Ou seja, armazenar como gordura.

Leia também: Açúcar: inimigo da saúde da sua pele

Onde o açúcar se esconde?

Açúcares normalmente têm nomes que terminam em ose, como glicose e frutose, naturalmente encontrados em frutas, legumes e mel. Lactose e galactose pode ser encontrado no leite e produtos lácteos.

Estes açúcares naturais são bons com moderação e também vêm com outros benefícios nutricionais. Por exemplo, um pedaço de fruta também conterá fibra, o que ajuda a limitar a quantidade de frutose que o corpo absorve.

Leia também: Mel é tão nocivo quanto açúcar

O açúcar como aditivo, usado para melhorar o sabor e texturas de alimentos e bebidas, é o tipo considerado insalubre. Isto vem geralmente sob a forma de sacarose, ou como um substituto do açúcar, tais como sucralose, sacarina, aspartame ou xarope de milho.

Leia Também

Por que emagrecer vai muito além de treino?

Por que emagrecer vai muito além de treino?

7 recados que as suas espinhas dão sobre sua saúde

7 recados que as suas espinhas dão sobre sua saúde

Alimentos com baixo índice glicêmico emagrecem e controlam o diabetes

Alimentos com baixo índice glicêmico emagrecem e controlam o diabetes

Pizza pode ser mais saudável que cereal no café da manhã

Pizza pode ser mais saudável que cereal no café da manhã

Por que gostamos tanto de comer doces? Entenda

Por que gostamos tanto de comer doces? Entenda

Curta nossa página

Siga no Pinterest