Saúde

8 mitos e verdades sobre alimentação saudável desvendados

28 de abril de 2016
8 mitos e verdades sobre alimentação saudável desvendados

Médica nutróloga ajuda a identificar mitos e verdades para uma alimentação saudável

 

As informações sobre alimentação e dieta estão por toda parte: nas revistas e jornais, nos portais sobre saúde, nas páginas e grupos no Facebook e no Instagram daquela blogueira fitness famosa. Mas é importante filtrar tudo o que é dito e separar o que pode ser incorporado de forma equilibrada ao dia a dia. Essa avaliação é crucial na hora de manter a dieta adequada para perder peso de maneira saudável.

A médica nutróloga e diretora da Associação Brasileira de Nutrologia – ABRAN, Dra. Vivian Suen, fala sobre as principais dúvidas que recebe de pacientes que precisam diferenciar o que é mito e o que é verdade dentro desse universo.

Veja alguns dos principais e mais pesquisados mitos e verdades sobre a alimentação saudável, de acordo com a Dra. Vivian Suen.

 

1. Café da manhã ajuda a emagrecer?

VERDADE. Tomar um café da manhã balanceado garante que você terá todos os nutrientes para iniciar o dia. Mas lembre-se que as melhores opções para essa refeição são os pães e cereais integrais, e frutas.

2. Pão francês integral é mais saudável do que pão de forma?

VERDADE. O pão francês integral é mais saudável do que o pão de forma de farinha branca. A farinha integral é melhor, pois fornece vitaminas e proteínas que a farinha branca não oferece.

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3. Excluir o jantar é uma opção para o emagrecimento?

MITO. Manter uma alimentação equilibrada durante o dia é o que garante o emagrecimento. O ideal é balancear os alimentos de acordo com a ingestão energética total diária indicada. A dica é comer aqueles com baixas calorias e priorizar frutas, que, além de refrescantes, são pouco calóricas.

4. A suplementação não pode substituir uma refeição?

MITO. A suplementação deve ser avaliada por um médico nutrólogo. Ela pode substituir uma alimentação, desde que esteja dentro de uma dieta regular e equilibrada, e que forneça todos os nutrientes necessários.

 

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5. O amendoim é um alimento indicado para quem quer perder peso?

VERDADE. Ele é uma leguminosa muito nutritiva e pode ser aliado nas dietas. A restrição quanto ao consumo é apenas em relação à quantidade ingerida, uma vez que é calórico. A melhor forma é quando o alimento é torrado, pois, em outros casos, como o da paçoca e do pé de moleque, ele pode aumentar muito a oferta calórica.

6. Óleo de coco deve substituir o óleo de canola, girassol etc?

MITO. Apesar de apresentar alguns benefícios para a saúde, o óleo de coco não deve substituir os óleos vegetais. Ainda não existem evidências suficientes na literatura para recomendar a substituição dos outros óleos pelo de coco.

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7. A carne de porco é pior que os demais tipos de carne?

MITO. A carne de porco muitas vezes é considerada uma verdadeira vilã e mais “suja” do que as demais, mas isso não é comprovado. Dependendo da parte do porco, ela tem menos gordura do que a carne de vaca, por exemplo, e fornece os mesmo benefícios, porém de forma mais saudável.

8. O açúcar orgânico é mais saudável e menos calórico do que o refinado?

MITO. O açúcar orgânico é melhor por não possuir agrotóxicos, mas, por outro lado, em termos de calorias, ele tem a mesma quantidade do que o refinado.

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