Alimentação

5 dicas para adicionar legumes e verduras à alimentação

Atualizado em 13 de maio de 2019
5 dicas para adicionar legumes e verduras à alimentação

Essenciais em um cardápio equilibrado, muitas vezes são consumidos abaixo da recomendação diária

Incluir legumes no dia a dia é muito importante, mas nem sempre a rotina agitada, a falta de tempo e as refeições fora de casa permitem que seu consumo seja frequente – um erro.

Estes alimentos têm valor calórico geralmente baixo e são ricos em fibras, vitaminas e minerais e, portanto, devem fazer parte de uma alimentação equilibrada e são aliados preciosos de quem quer manter o peso ou perder alguns quilinhos.

Para ajudar nesta tarefa de incluir legumes na dieta, a nutricionista Lara Natacci lista cinco dicas:

1. Opte por uma alimentação colorida

As cores dos legumes, muitas vezes, podem indicar alguns de seus benefícios. Os alimentos roxos, como repolho roxo e berinjela, fornecem antocianina, antioxidante que auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares. Já o espinafre e outros vegetais verde-escuros possuem boas quantidades de vitamina K, que auxiliam na coagulação sanguínea. Os alimentos com tons avermelhados, como o pimentão e o tomate, possuem licopeno, que são antioxidantes e também auxiliam na redução do risco de tumores de próstata. Portanto, capriche na variedade das cores que você coloca em seu prato!

2. Faça legumes assados

Assar os legumes, além de ser um modo de preparo mais “leve”, ajuda a deixá-los ainda mais saborosos. Uma boa dica é colocar os legumes em um saco para assar, assim eles não ressecam. A embalagem preserva o líquido e os aromas do alimento. Você ainda pode incluir ervas e temperos em pó no saco, para deixar o preparo ainda mais suculento e variar os sabores.

3. Misture os legumes com carnes

Cozinhar os legumes com carnes pode ser uma boa opção para deixar tudo mais saboroso. Para quem tem dificuldade em variar o preparo dos legumes, servi-los com carne ou com caldo de carne é uma alternativa.

4. Prepare sopas

Sopas são ótimas opções para incentivar o consumo de legumes, especialmente durante o outono e o inverno. Cozinhe os legumes na panela de pressão com um pouco de água e tempero. Para deixar a preparação balanceada, inclua macarrão ou arroz, além de carne ou frango. Varie também as texturas, podendo deixar os legumes ralados, em pedaços ou batidos.

5. Dê novos sabores aos legumes

Muitas pessoas não incluem os legumes no cardápio, porque não gostam do sabor. Uma boa maneira de deixar esses alimentos mais gostosos é acrescentando temperos e ervas, como alecrim, tomilho e salsinha. Você também pode grelhar os legumes e acrescentar algum molho por cima.

Leia Também

Como melhorar a alimentação de crianças que comem mal?

Como melhorar a alimentação de crianças que comem mal?

Sopa verde detox de legumes

Sopa verde detox de legumes

Sopa de legumes ao pesto de ervas

Sopa de legumes ao pesto de ervas

Legumes cozidos no vapor com gengibre

Legumes cozidos no vapor com gengibre

5 dicas para comer mais legumes e verduras

5 dicas para comer mais legumes e verduras

Curta nossa página

Siga no Pinterest