10 benefícios para a saúde ao parar de fumar

Entenda por que você deve desistir da maior causa evitável de câncer

Segundo o NationalCancerInstitute (NIH) entre os 250 produtos químicos nocivos conhecidos no fumo do tabaco, pelo menos 69 podem causar câncer. A oncologista clínica Mariana Laloni, do Centro Paulista de Oncologia (CPO) – Grupo Oncoclínicas, explica que os ganhos ao organismo podem ser observados já a partir de 12 a 24 horas sem fumar, sendo progressivos. “Neste período, o pulmão já volta a funcionar melhor. E, com o tempo, há uma diminuição significativa do risco de desenvolver câncer”, esclarece.

Um estudo publicado recentemente por pesquisadores da Harvard Medical School, no periódico científico JamaOncology, reforçou que uma grande parte dos novos casos de câncer e, até mesmo, de mortes ocasionadas pela doença, podem ser prevenidas com atitudes como deixar de fumar; evitar o consumo excessivo de álcool; manter um índice de massa corpórea (IMC) entre 18,5 e 27,5; e praticar exercícios por pelo menos 150 minutos em intensidade moderada ou por ao menos 75 minutos em intensidade elevada a cada semana.

Leia também: Chega de fumar: por que parar de fumar é tão difícil?

Segundo a pesquisa estima-se que é possível reduzir o risco de novos casos de câncer como o de pulmão e orofaringe relacionados com o tabagismo em 80% a 90%; e 60% para outros tipos de câncer considerados mais comuns, como colorretal e bexiga, sendo ambos relacionados ao estilo de vida.

Veja outros 10 benefícios para a sua saúde:

 

  1. Pessoas respiram mais facilmente e tossem menos quando deixam de fumar, porque a sua capacidade pulmonar melhora em até 10% em um prazo de nove meses.
  2. Você tem mais energia. Isso porque 2 a 12 semanas sem fumar fazem a sua circulação sanguínea melhorar e, consequentemente, toda a atividade físicamuito mais fácil.
  3. Melhora seu paladar e olfato, sem a influência de diversas substâncias químicas tóxicas, o aroma e sabor voltam a ser sentidos de maneira satisfatória.
  4. A retirada da nicotina pode aumentar a sensação de estresse, mas é fácil confundir tensão normal com a abstinência. Assim, pode parecer que o tabagismo é a redução de outras tensões que este não é o caso.De fato, estudos científicos mostram que os níveis de estresse são mais baixos depois de parar de fumar.
  5. O sexo fica melhor. Parar de fumar melhora o fluxo de sangue do corpo e melhora a sensibilidade.Homens que param de fumar podem obter melhores ereções. As mulheres podem ter orgasmos e ficar excitadas mais facilmente.
  6. Aumenta a fertilidade. Não-fumantes engravidam mais facilmente. Parar de fumar melhora o revestimento do útero e pode fazer o esperma dos homens mais potente. Também reduz a probabilidade de ter um aborto espontâneo e, mais importante, melhora as chances de dar à luz um bebê saudável.
  7. Parar de fumar retarda o envelhecimento facial e o aparecimento das rugas. A pele de um não-fumante retém mais nutrientes, incluindo oxigênio.
  8. Evita manchas nos dentes e possibilita um hálito fresco. Ex-fumantes também são menos propensos do que os fumantes a doenças de gengiva e perda prematura dos dentes.
  9. Metade dos fumantes de longo prazo morrem prematuramente de doenças relacionadas ao tabagismo, como cardiopatias, câncer de pulmão e bronquite crônica. Homens que param de fumar aos 30 anos de idade adicionam 10 anos à sua vida. As pessoas que se livrar do vício aos 60 acrescentam três anos à sua vida.
  10. Ao parar de fumar, você protege a saúde dos seus amigos e familiares não-fumantes. O fumo passivo aumenta o risco de câncer de pulmão, doenças cardíacas e acidente vascular cerebral. Em crianças, duplica o risco de doenças do tórax, incluindo pneumonia, infecções de ouvido e asma.

 

Leia também: 8 dicas para parar de fumar sem engordar

 

* Com informações da National Health System (UK).