Saúde

O que os corredores precisam comer?

Atualizado em 21 de junho de 2016
O que os corredores precisam comer?

Qual é a dieta ideal para quem pratica corrida? Conheça os melhores alimentos

 

Os corredores têm necessidades muito específicas quando se trata de nutrição, não importa se você está treinando para os 5km ou quer apenas aumentar a sua quilometragem para uma maratona. “Determinar a proporção ideal para o seu corpo de proteínas, gorduras e carboidratos é fundamental para impulsionar a performance na corrida e ficar saudável”, diz Elle Penner, nutricionista do MyFitnessPal.

 

Mas, afinal, como fazer essa conta e o que comer? “Durante o treinamento de pico e temporada de corridas, os corredores sérios podem consumir de 12 a 15% de proteína, 60 a 70% de calorias provenientes de carboidratos e 15 a 28% de gordura. Minerais, antioxidantes e vitaminas também são importantes “, continua Penner.

 

Leia também: Otimize os resultados da sua corrida com dicas práticas

 

Ela também reforça a importância dos micronutrientes (potássio, magnésio, vitamina C & B), o reforço da imunidade, cuidado com a saúde do coração e até mesmo ajuda na recuperação muscular. 

 

Veja uma lista de alimentos que podem beneficiar quem corre e o motivo:

 

1. Bananas

Se você precisa de uma bomba de energia antes de uma corrida, aposte na banana. Bananas contêm cargas de potássio, que regulam a pressão arterial e reduzem o risco de acidente vascular cerebral.

 

2. Frutas vermelhas

Além do seu alto teor de fibras, são uma boa opção para os corredores: a vitamina C e potássio que contêm ajudam o corpo a se recuperar.

 

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3. Brócolis

Contém vitamina C, potássio, fibras e fitoquímicos, todos chave para o máximo desempenho e saúde. 

 

4. Iogurte desnatado

Um copo de iogurte contém um terço da sua ingestão diária recomendada de cálcio. Além disso, o iogurte tem proteínas – importantes para a construção muscular e recuperação de treinos duros.

 

5. Carne

Carne é rica em ferro, um elemento especialmente importante para os corredores. (Deficiência de ferro pode levar à fadiga.) Para os vegetarianos, feijão, ervilha, vegetais de folhas verdes e cereais enriquecidos com ferro são boas fontes de ferro.

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