Saúde

Kefir: o superalimento probiótico que você deve conhecer

6 de julho de 2016
Kefir: o superalimento probiótico que você deve conhecer

Um probiótico mais potente que o iogurte, pode ser preparado em casa e oferece muitos benefícios

Você já ouviu falar em kefir? Rico em nutrientes e probióticos, o kefir está cada vez com mais frequência incluído na rotina alimentar. Para quem nunca ouviu falar, o Kefir é um probiótico produzido através da fermentação do leite. Os seus grãos após fermentados com o leite, ficam com um aspecto semelhante ao do Iogurte, mas o seu valor nutricional é considerado superior por muitos profissionais da saúde.

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O alimento é extremamente benéfico para a digestão, imunidade e saúde do intestino. “Os benefícios do Kefir são inúmeros, pois além de alimentar carrega uma série de nutrientes. Uma das maiores vantagens é que por poder ser feito a partir de qualquer leite, até mesmo pessoas com intolerância ou alergia à lactose podem consumi-lo e desfrutar dos benefícios deste alimento”, destaca o médico Patrick Rocha, especialista no tratamento de pacientes com sobrepeso e diabetes.

Segundo ele, o Kefir é considerado um probiótico mais potente que o iogurte, é rico em proteínas, ajuda a melhorar o trânsito intestinal e consequentemente melhora também a absorção de vitaminas e nutrientes pelo organismo.

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Além de bom para a saúde, o kefir é também extremamente versátil e pode ser usado tanto em receitas doces, quanto salgadas, para preparar molhos e lanches, em diversas refeições do dia.

 

Como fazer:

 

  1. Colocar ¾ de leite (não fervido) em uma jarra de boca larga de um litro, com tampa hermética (1/4 do espaço é reservado para o ar);
  2. Acrescente 150 g das sementes de kefir no leite.
  3. Deixe em repouso fora da geladeira, em local arejado, fermentando por pelo menos 12horas.
  4. Em seguida coe para poder consumir.

 

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