Saia do sedentarismo com 10 minutos de exercícios ao dia

Condição está associada a diversas comorbidades, além de te afastar do corpinho desejado

Praticar menos de 10 minutos diários de atividade física faz de você um sedentário. Apesar de fácil, nem sempre essa quantidade é atingida. Para isso foi desenvolvido o International Physical Activity Questionnaire (IPAQ) – método para classificar níveis populacionais de acordo com a quantidade (minutos) de atividade física realizada por semana.

Seus níveis são

  • Sedentário – não acumula 10 minutos diários de atividade física;
  • Pouco ativo – não cumpre as recomendações quanto à frequência e/ou duração;
  • Ativo – realiza pelo menos 150 minutos de atividade física, 3 vezes na semana com duração de 1 hora ou 5 vezes com duração de 30 minutos;
  • Muito ativo – acumula pelo menos 180 minutos por semana em pelo menos 5 dias.
    5 vezes de 1 hora (intenso) ou 3 vezes intenso (exercício físico) e mais 2 moderados (deslocamento ou caminhada).

Confira abaixo planos de atividade física:

10 minutos de atividade física não estruturada (realizar pelo menos duas vezes por semana):

  • Caminhar até o restaurante na hora do almoço
  • Subir pelo menos três lances de escada no condomínio.
  • Estacionar o carro em um local mais distante para caminhar distâncias mais longas.
  • Passear com o cachorro
  • Carregar compras do supermercado
  • Limpar a casa.
  • Brincar com os filhos (pega- pega/atividades com bola).
  • Utilizar videogames que necessitem de movimento corporal.

10 minutos de atividade física estruturada (realizar pelo menos uma vez por semana)

  • Pular corda
  • Flexão de braços
  • Abdominais
  • Agachamento
  • Pedalar
  • Correr
  • Nadar

Procure incluir em sua rotina 10 minutos de atividade física para vencer o sedentarismo. Ao perceber que tal hábito já faz parte da sua rotina, procure aumentar a duração da sessão ou a frequência na semana.

Vale ressaltar que esses dez minutos de atividade física estão relacionados ao sedentarismo, e não exatamente ao emagrecimento ou fortalecimento muscular. Nesse caso, procure uma academia ou personal e inicie seus treinos.

* Com informações do Hospital Israelita Albert Einstein