Câncer de próstata: Perguntas e Respostas

Novembro Azul: o câncer de próstata é o tipo de câncer mais comum em homens brasileiros, depois do câncer de pele. Se você ou um ente querido é diagnosticado com câncer de próstata, uma das primeiras coisas que você pode fazer é educar-se sobre a doença e as opções de tratamento disponíveis

O que é câncer de próstata?

O câncer de próstata é o câncer que ocorre na próstata do homem – a glândula do tamanho de uma noz no sistema reprodutor masculino. Ele está localizado abaixo da bexiga na frente do reto e envolve a parte superior da uretra, o tubo que esvazia a urina da bexiga. A próstata ajuda a regular o controle da bexiga e produz o fluido seminal que nutre e transporta os espermatozoides. O câncer de próstata é um dos tipos mais comuns  de câncer em homens.

O que causa câncer de próstata?

Ainda não se sabe o que causa especificamente o câncer de próstata, mas existem vários fatores de risco para a doença,  incluindo idade.

Quais são os sintomas ou sinais do câncer de próstata?

O câncer de próstata inicial geralmente não causa sintomas . Normalmente, é encontrado por um teste de PSA  ou exame retal digital .

Quais médicos estão envolvidos no diagnóstico do câncer de próstata?

Os principais tipos de médicos que tratam o câncer de próstata incluem:

  • Urologistas  e oncologistas urológicos: cirurgiões que tratam doenças do sistema urinário e do sistema reprodutor masculino, incluindo a próstata, e que tratam o câncer de próstata removendo tumores e tecido circundante durante uma operação;
  • Oncologistas de radiação: médicos que tratam o câncer com radioterapia;
  • Oncologistas: médicos que tratam o câncer com medicamentos como quimioterapia ou terapia hormonal.

Quais são os potenciais efeitos colaterais do tratamento do câncer de próstata?

Existem possíveis riscos e potenciais efeitos colaterais com qualquer tipo de tratamento para o câncer de próstata , incluindo vigilância ativa. Eles incluem incontinência, problemas urinários, disfunção sexual, ondas de calor, náuseas e fadiga. Outros efeitos colaterais, como alterações intestinais, também são possíveis, dependendo do tipo de tratamento . Alguns deles podem ser temporários, enquanto outros são de longo prazo.

Agora que você conhece um pouco mais sobre esse câncer que tanto acomete homens, fique atento à sua saúde! O importante mesmo é não deixar de realizar os exames preventivos todos os anos.