Saúde

Como perder peso de maneira segura ao amamentar?

Atualizado em 5 de setembro de 2016
Como perder peso de maneira segura ao amamentar?

Conheça as melhores formar de perder peso sem comprometer o leite e a nutrição do bebê

Após parir, todas as mulheres querem perder o peso extra da gravidez, mas até que ponto isso é seguro para a nutrição do bebê e a saúde da mãe que amamenta?

“Certifique-se de que a amamentação está estabelecida antes de iniciar qualquer plano de perda de peso”, disse CherylLovelady, professora de nutrição da Universidade da Carolina do Norte, Greensboro, que estuda a perda de peso pós-parto. Ela incentiva as mulheres a ter tempo para que a mulher se recupere do parto e verifique essa possibilidade com seus médicos em primeiro lugar.

Estudos mostram que o exercício sozinho não é eficaz para perda de peso pós-parto para a maioria das mulheres; é muito fácil para compensar as calorias queimadas por comer mais. A melhor aposta é reduzir a ingestão de calorias – juntamente com o exercício, o que ajuda a perder mais gordura e menos massa muscular. O exercício também melhora o condicionamento cardiovascular e saúde metabólica, além de ser bom para a saúde mental.

Leia também: Conheça os tratamentos estéticos permitidos na amamentação

“É muito difícil recomendar apensas a dieta sozinha”, disse Dr. Lovelady. “Você pode não se sentir bem com a dieta, mas você se sente bem após uma caminhada.” A Faculdade Americana de Obstetras e Ginecologistas recomenda pelo menos 150 minutos de atividade aeróbica de intensidade moderada (como caminhada rápida ou ciclismo leve) por semana para mulheres no pós-parto.

É seguro para perder de 500g a um quilo por semana, segundo os estudos conduzidos pela Dr. Lovelady, mas a perda de peso mais rápida poderia causar uma queda na oferta de leite e aumento da fadiga –e a última coisa que uma nova mãe precisa é estar (mais) cansada. Para ter certeza de que o bebê está recebendo leite suficiente, a Academia Americana de Pediatria aconselha prestar atenção em mudanças no padrão de ganho de peso do seu bebê, a carga das fraldas (quanto cocô e xixi o bebê produz) e comportamento alimentar.

Leia também: 6 benefícios da amamentação para as mulheres

Para as mulheres que amamentam e tentam perder uma libra por semana, a Dr. Lovelady sugere diminuir a ingestão calórica em cerca de 500 calorias por dia, com um consumo total de pelo menos 1.800 calorias.

A especialista adverte as mães que amamentam a evitar dietas muito pobres em carboidratos. Você precisa de carboidratos da dieta para produzira lactose, o açúcar do leite.

Todos, mas particularmente as mulheres alimentação com leite materno, deve tomar cuidado com suplementos de perda de peso, disse Philip Anderson, professor de farmácia da Universidade da Califórnia, San Diego. Eles são mal fiscalizados e regulados e podem estar contaminados com ingredientes nocivos. Alguns ingredientes a base de plantas também podem interferir na produção de leite ou afetar a saúde do bebê. “Eu seria muito cauteloso com isso”, afirma.

• Com informações do NY Times.

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