Saúde

8 dicas para não avacalhar a dieta

6 de setembro de 2016
8 dicas para não avacalhar a dieta

Todos temos dias de pé na jaca, mas algumas dicas ajudam a resistir às tentações e manter a saúde

O que torna uma dieta eficaz?

Dietas restritivas podem estar na moda, mas, além de nutricionalmente deficientes também são difíceis de sustentar, o que faz com que as escorregadas sejam frequentes. E de um escorregão para o retorno a hábitos pouco saudáveis, o caminho é curto.

De acordo com a especialista em nutriçãoMariana Nacarato, a alimentação equilibrada é o conjunto de refeições que oferece ao menos um alimento de cada grupo da pirâmide alimentar: energéticos, construtores reguladores.

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Abaixo, a nutricionista lista oito dicas para iniciar uma rotina alimentar saudável sustentável:

1.Não corte o carboidrato das refeições

Esta prática cada vez perde mais força no mundo da ciência. A recomendação se baseia em equilíbrio entre os grupos de alimentos de acordo com as necessidades de cada um. Além disso, uma refeição composta por carboidratos (pão, macarrão, arroz), proteína (frango, peixe, carne vermelha, ovo, leite desnatado) e vegetais (frutas, legumes e verduras) trazem saciedade, estimulam o bom funcionamento do organismo, auxiliam no tratamento de algumas doenças e favorecem a perda de peso.

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2. Evite a ingestão de gordura ruim

Alimentos altamente ricos em mau colesterol podem causar o aumento da pressão arterial, acúmulo de gordura abdominal, resistência à insulina, obesidade, doenças cardiovasculares, entre outros males à saúde.

 

3. Beba líquidos

Água mineral, de coco ou saborizada, chás e sucos naturais são ótimas formas de manter a hidratação. Frutas e legumes contribuem também para um aporte adequado de água para o bom funcionamento do organismo.

 

4. Garanta sempre uma boa quantidade de zinco na alimentação

Presente nos frutos do mar, peixes, carne bovina e nos grãos integrais, este é um mineral imprescindível para a ativação de mais de 300 enzimas e sua falta no organismo pode provocar baixa imunidade, falta de apetite, diabetes, alterações na tireoide e na produção de espermatozoides. Além disso, o zinco ajuda na regeneração da pele.

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5. Não abuse dos lights e diets

Apesar de serem uma boa alternativa, eles não são isentos de calorias e muitas vezes o excesso pode levar a um consumo calórico bem maior do que o necessário.

 

6. Mantenha-se sempre ativo

Seja na academia, no clube ou uma caminhada ao ar livre, é necessário realizar 30 minutos diários de alguma atividade física. Durante o dia, levante a cada uma hora para se movimentar e permanecer mais ativo.

 

7. Tenha sempre disponíveis lanches práticos e saudáveis

Barrinhas de cereais, frutas frescas e secas, torradinhas integrais e sanduíches de creme de ricota com ervas são ótimas opções para comer durante os intervalos das principais refeições.

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8. Não deixe que o estresse defina sua alimentação

Em dias exaustivos, de muito calor e cansaço, não adianta buscar na comida uma solução. Não existe alimento que lhe traga pleno esplendor e vigor físico. Descanse bastante e relaxe, depois então prepare uma refeição rápida, gostosa e nutritiva, como uma salada de macarrão, por exemplo. Coloque os vegetais de sua preferência com frango ou atum e sua massa favorita. Azeite é uma ótima forma de ressaltar o sabor. Monte seu prato e aproveite.

“É importante ressaltar que não há alimentos vilões, mas sim maus hábitos alimentares. Deste modo, não é necessário deixar de comer algo que traz saciedade e prazer, pois o principal é fazer a combinação correta na quantidade adequada. Só assim é possível satisfazer as necessidades fisiológicas e psicológicas de um indivíduo, ajudando no controle do peso e manutenção da saúde”, destaca a nutricionista.

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