Alimentação

6 sinais de que sua dieta é muito extrema

Atualizado em 25 de abril de 2019
6 sinais de que sua dieta é muito extrema

Você pode estar emagrecendo, mas será que isso é benéfico para a sua saúde?

Estômago roncando constantemente não é a única dica de que o seu plano de perda de peso pode ser potencialmente perigoso. Se você recentemente começou uma dieta, confira esses sinais de que você poderia estar prejudicando a sua saúde ou fazendo uma dieta fadada a falhar em longo prazo.

Seu nível de energia está caindo

“É uma dica de que a sua ingestão de calorias é muito baixa”, diz Nancy Clark, nutricionista esportiva. “Você não tem combustível, então você está cansado o tempo todo.” Como regra geral, a maioria das mulheres precisa de pelo menos 1.200 a 1.400 calorias por dia apenas para sustentar uma função metabólica saudável, mas algumas podem precisar de mais do que isso, diz Clark.

Você pensa sobre o que come 24 horas por dia

Se você mantiver um registro ativo de sua ingestão de calorias em sua cabeça e constantemente ruminar sobre as refeições que fez ou planejar para comer, você é doentiamente obcecado, diz Clark. A dieta deve ser uma mudança de vida que o torna mais consciente, com certeza, mas não deve sugar sua energia mental.

Você cortou um grupo inteiro de alimentos

Banir carboidratos ou outra categoria de alimentos provavelmente vai ajudar a emagrecer, o problema é que você também está diminuindo categorias de nutrientes cruciais, por exemplo, carboidratos complexos para energia ou vitaminas B para manter seu humor estável. Sem eles, a sua saúde sofre … e você também começa a se sentir entediada e privada.

Você não dorme

Uma dieta muito extrema também carece de nutrientes que ajudam a ter uma boa noite de sono, além da dificuldade de dormir com o estômago roncando.

Você acabou com a sua vida social

Um plano de perda de peso saudável é aquele que você pode manter em qualquer circunstância, seja em casa, em um restaurante com amigos ou indo a uma festa onde você sabe que uma mesa de buffet estará te esperando. Evitar passeios que envolvem comer é um sinal de que sua dieta é muito restritiva.

Seu humor está instável

Restringir calorias demais atrapalha substâncias químicas do cérebro que podem te deixar numa mistura entre deprimido, ansioso e nervoso. Mudanças de humor podem estragar seus planos de perda de peso, desencadeando ânsias como a vontade incontrolável de comer. E isso não pode ser bom.

Leia Também

5 truques de dieta comuns e que não funcionam

5 truques de dieta comuns e que não funcionam

5 razões para NÃO fazer uma dieta lowcarb

5 razões para NÃO fazer uma dieta lowcarb

Conheça os riscos do jejum intermitente

Conheça os riscos do jejum intermitente

Conheça os 8 sabotadores da dieta e como vencê-los

Conheça os 8 sabotadores da dieta e como vencê-los

Mindful eating na prática: como comer consciente?

Mindful eating na prática: como comer consciente?

Curta nossa página

Siga no Pinterest