Saúde

Açaí: conheça os benefícios dessa fruta poderosa

22 de setembro de 2016
Açaí: conheça os benefícios dessa fruta poderosa

Conheça cinco motivos para fazer do açaí parte da sua dieta e aproveite o melhor dessa fruta

O açaí é a cara do Brasil. Câmara Cascudo, famoso antropólogo, ao descrever o fruto e seu uso, falou que “da massa sanguíneo-arroxeada, passada em peneira, se amassada à mão, dissolvida em várias águas, forma-se o vinho – a bebida chamada açaí”.

Embora tenha se tornado uma febre por todo o território nacional nos últimos anos, essa frutinha era pouco conhecida além dos limites da região norte até um tempo atrás.

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Mas nossos conterrâneos amazônicos sabem o que fazem, por isso o açaí é uma parte importante da culinária dos povos da floresta. Entenda os motivos que tornam o açaí um superalimento, segundo Jefferson Oliveira Domingos, fundador do Villa Roxa:

 

Nutritivo

O fruto é rico em vitamina E, fibras, cálcio, magnésio e potássio.

Fonte da juventude

Como contém alta dose de antioxidantes, o fruto é capaz de retardar o envelhecimento. Estudos indicam que o açaí é 33 vezes mais eficaz do que o vinho tinto ou a manga e possui capacidade de combater células cancerígenas.

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Pouco calórico

Apesar do mito de que o açaí é uma bomba calórica, não é. 100 gramas do fruto possuem 60 calorias, ou seja, é um produto de baixo teor calórico. O que engorda é o xarope de guaraná que é acrescentado na fruta para que ela fique mais doce.

 

Ideal para antes do treino

Por conter diversas vitaminas e minerais, garante energia suficiente durante o exercício, mas é bom lembrar de não exagerar nas porções e consumi-lo sem o xarope de guaraná. Caso queira incrementar, bata a polpa com uma banana e adoce com mel.

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Controla o colesterol e diabetes

Alguns estudos apontam que consumir 100 gramas de polpa de açaí duas vezes ao dia estimula a redução de glicemia, insulina e colesterol ruim. O Diabetes Mellitus tipo 2 pode ser controlado e prevenido com a ajuda da fruta, pois ela é rica em lipídios e fibras e pobre em carboidratos, além do baixo índice glicêmico que não causa picos de glicemia. Também contém propriedades hipocolesterolêmicas que atuam na redução do colesterol e melhora o equilíbrio entre colesterol HDL e LDL.

 

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