Saúde

Como substituir o açúcar de maneira saudável?

Atualizado em 7 de junho de 2019
Como substituir o açúcar de maneira saudável?

Entenda porque reduzir seu consumo é tão importante para a saúde e boa forma

O açúcar refinado é indubitavelmente um inimigo da boa forma, mas, além da estética, o alto consumo é um fator de risco para complicações como hipertensão, alterações metabólicas e, sobretudo, o diabetes.

Porém, no dia-a-dia, algumas dúvidas podem surgir quanto a forma mais adequada e mais saudável de substituir o açúcar refinado – restrições alimentares, condições de saúde e até mesmo o paladar pode implicar diretamente na escolha.

De acordo com a nutricionista Sinara Menezes da Nature Center, o alimento é classificado como uma caloria vazia, pois não entrega benefícios ao corpo: “Apesar de ser extraída de um produto natural, os processos químicos responsáveis por refinar e deixar o açúcar com a aparência branca removem todos os nutrientes presentes na cana, logo o produto final não entrega nenhum nutriente.”

Mas nosso organismo não precisa de glicose? A confusão entre açúcar e glicose é bastante comum – a glicose é, de fato, o combustível do organismo, porém, esse composto é um monossacarídeo obtido principalmente através da metabolização de diversos alimentos, não apenas do açúcar.

Estudos também relacionam o hábito a fatores psicológicos. Isso porque o alimento estimula a produção de substâncias atuantes no centro de recompensa do cérebro. Pesquisas indicam, inclusive, que os efeitos do açúcar no cérebro são similares ao de substâncias que causam dependência. Logo, dizer que o alimento é viciante não é mero exagero – para algumas pessoas deixar de consumir açúcar pode ser, de fato, um grande desafio.

Mas, calma, salvo em casos de diabetes e outras situações de saúde onde o consumo é realmente restrito, não é necessário excluir totalmente o açúcar da dieta. Além de ser uma tarefa praticamente impossível, deve-se considerar que não nos alimentamos somente para nutrir o corpo – as refeições também devem ser prazerosas. A palavra de ordem é moderação, algo que os brasileiros não estão praticando, pois, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), consumimos 50% mais açúcar do que o considerado seguro pela instituição. Conheça as melhores alternativas para o açúcar refinado:

Açúcar mascavo

Como primeiro subproduto extraído da cana, esta qualidade conserva alguns nutrientes da planta como o cálcio, ferro, potássio e demais sais minerais. Por sofrer menos processos químicos, sua coloração é mais escura, sua textura mais arenosa e seu sabor semelhante ao da cana de açúcar.

Açúcar demerara

Este açúcar passa por um leve processo de refinamento, porém sem aditivos químicos. Por isso, preserva parte do valor nutricional da cana e, ao mesmo tempo, possui textura um pouco mais refinada e clara em comparação ao mascavo.

Açúcar orgânico

Por não sofrer nenhum tipo de aditivo químico desde o plantio à industrialização, esta qualidade também é nutritiva e possui poder adoçante próximo ao do açúcar refinado. Porém, devido sua característica artesanal, possui valor mais elevado em comparação com os demais.

Açúcar de coco

Este tipo de açúcar ainda é pouco conhecido, porém, é uma boa aposta por possuir baixo índice glicêmico. Feito à base de coco, possui sabor residual do fruto e menor potencial adoçante em relação aos demais.

Adoçante

“Pessoas saudáveis e que não necessitam de dietas especiais, não precisam fazer o uso de adoçantes. Sua ingestão só é necessária para pacientes que precisam restringir o açúcar da alimentação como o caso do diabetes. Basta mudar os hábitos alimentares, comendo produtos in natura, como sucos de frutas.

Mesmo o stevia, adoçante a base da planta, ou o açúcar light, que possui em sua composição 50% de adoçante, devem ser utilizados somente por quem tem restrição total ao consumo de açúcar.

Leia Também

Beijinho fitness: menos gorduras e sem açúcar

Beijinho fitness: menos gorduras e sem açúcar

Arroz doce zero lactose e sem açúcar

Arroz doce zero lactose e sem açúcar

Canjica light: sem açúcar e com menos calorias

Canjica light: sem açúcar e com menos calorias

Doce de banana fit sem açúcar

Doce de banana fit sem açúcar

Sorvete de morango fit sem açúcar e sem lactose

Sorvete de morango fit sem açúcar e sem lactose

Curta nossa página

Siga no Pinterest