Saúde

Banana: 7 benefícios da superfruta

28 de novembro de 2016
Banana: 7 benefícios da superfruta

Nutritiva, prática e fácil de achar. Descubra mais 7 motivos que fazem da banana um superalimento

A banana é uma das frutas mais consumidas no mundo e mais nutritivas. Rica em minerais como potássio, fósforo, cálcio, magnésio e também em vitaminas, como a C, E, vitamina B6, flavonóides, beta-caroteno e folato.

Essa misturinha interessante faz da banana um poderoso antioxidante, contra radicais livres e na prevenção e tratamento de doenças.
Conheça os benefícios dessa fruta e aposte na banana para as suas receitas:

1. Petisco perfeito

A banana é um petisco perfeito para levar na bolsa. Fácil de comer, rica em fibras que dão sensação de saciedade e pouco calórica. Uma banana nanica de 100g tem apenas 92 calorias. Sua quantidade de fibras também auxilia a digestão.

2. Baixo índice glicêmico

A sensação de saciedade também fica por conta do seu baixo IG, principalmente antes de amadurecer. A banana é fonte de amido resistente, carboidrato que é digerido mais lentamente e não eleva bruscamente os níveis de glicose no sangue.

3. Bom humor

A banana contém um aminoácido, o triptofano, que é precursor natural da serotonina, auxiliando na elevação do humor e que ajuda na produção de um composto responsável pela sensação de bem-estar, reduzindo o estresse, a ansiedade e a depressão, além de regular o apetite.

4. Sem dores

Quando você sente câimbra sempre ouve alguém dizendo: “coma banana”. Isso não é infundado. O potássio contido na fruta faz com que seu consumo regular ajude a prevenir as câimbras, uma vez que um dos motivos das câimbras pode ser o desequilíbrio entre o sódio e potássio.

 

5. Pressão regulada

Esse mesmo potássio auxilia a redução da pressão arterial, pois equilibra os efeitos do sódio no corpo. O potássio ajuda a controlar a quantidade de fluido no corpo, e também ajuda a manter o equilíbrio delicado entre o sódio e o potássio.

6. Ossos mais fortes

Por conter frutooligossacarídeos, a banana ajuda na absorção de nutrientes como cálcio e magnésio, que estão também presentes na fruta.

7. Olhos de águia

A banana contém alfa e beta-caroteno e Vitamina A, que ajudam na proteção da retina do olho e evitam a degeneração macular relacionada à idade.

 

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