Saúde

O que acontece quando seu corpo para de se exercitar?

6 de dezembro de 2016
O que acontece quando seu corpo para de se exercitar?

Entenda as reações do organismo ao ficar dias, semanas e meses sem atividade física

 

Todo mundo joga a toalha por um tempo quando o assunto é treino. Por falta de tempo, disposição e até dinheiro, damos um tempo nas atividades físicas. Mas é preciso tomar cuidado com a tentação de desistir.  Isso porque muitos dos ganhos que a atividade física traz para a saúde começarão a desaparecer em apenas duas semanas, diz Farah Hameed, especialista em medicina esportiva da ColumbiaDoctors.

 

Veja o que acontece com seu corpo em dias, semanas e meses sem treinar:

 

Em até 10 dias: Seu cérebro começa a mudar

Um novo estudo publicado na revista Frontiers in Aging Neuroscience descobriu que mesmo um curto período de férias do seu treino pode causar alterações no cérebro. No estudo, quando um grupo de corredores de longa duraçãofez  um hiato de 10 dias de exercício, suas ressonâncias magnéticas subseqüentes mostraram uma redução no fluxo sanguíneo para o hipocampo, a parte do cérebro que está associada à memória e emoção. Os pesquisadores ressaltam que, embora os corredores não tenham sofrido nenhuma alteração cognitiva ao longo do período, são necessários mais estudos de longo prazo.

 

Duas semanas: Sua resistência cai e seus sinais vitais podem oscilar

Depois de apenas 14 dias, será mais difícil subir um lance de escadas. A razão pela qual você está tão sem fôlego? Não treinar causa uma queda na quantidade máxima de oxigênio que seu corpo pode usar. Ele pode mergulhar em cerca de 10% após duas semanas. Depois de quatro semanas, pode cair cerca de 15% e após três meses pode cair cerca de 20% – “e essas são estimativas conservadoras”, diz o Dr. Hameed.

 

Mesmo se você não notar uma mudança em sua velocidade ou força, pode ter um aumento acentuado na pressão arterial e níveis de glicose no sangue, algo que poderia ser mais grave para as pessoas com diabetes ou pressão arterial elevada. Pesquisadores da África do Sul descobriram que uma pausa de exercício de duas semanas foi suficiente para compensar os benefícios da pressão arterial de duas semanas de treinamento de intervalo de alta intensidade. Outro estudo apontou que pessoas que treinaram por oito meses viram uma melhora nos níveis de glicose no sangue, perderam quase metade desses benefícios após 14 dias de inatividade.

 

Um mês: Sua força começará a escorregar

Dr. Hameed estima que algumas pessoas notarão sua força em declínio após cerca de duas semanas de inatividade, enquanto outros percebem a diferença depois de cerca de quatro semanas. Isso porque nossa força provavelmente diminui em uma taxa mais lenta do que nossa resistência, e um estudo de 2011 no Journal of Strength and Conditioning descobriu que quando um grupo de homens parou de fazer treinamento de resistência, eles ainda tinham alguns de seus ganhos de força até 24 semanas depois.

 

Dois meses: Você começa a ganhar gordura

Dr. Hameed estima que as pessoas começam a notar a mudança física depois de cerca de seis semanas. Mesmo atletas de elite não estão imunes ao rebote. Um estudo de 2012 descobriu que nadadores profissionais que deram uma pausa de cinco semanas  tiveram aumento de 12% em seus níveis de gordura corporal, ganho de peso corporal e circunferência da cintura, mesmo não sendo totalmente sedentários . Outro estudo descobriu que atletas de Taekwondo com hiato de oito semanas de exercício relataram aumento em seus níveis de gordura corporal e diminuição da massa muscular.

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