Saúde

5 alimentos que mandam o estresse embora

Atualizado em 12 de dezembro de 2016
5 alimentos que mandam o estresse embora

Com o fim do ano o estresse aumenta e se potencializa. Mande-o embora com os alimentos certos

 

O fim do ano é uma época naturalmente estressante e cansativa. Relatórios finais, resoluções de ano novo, viagem de festas, presentes de natal, ufa!

A boa notícia é que você pode dar um tempinho para si apenas com algumas mudanças na alimentação. Veja como acrescentar os alimentos certos e fique mais feliz:

 

1. Nozes e castanhas

Castanhas e nozes, são o lanche ideal quando você está estressada. Esses alimentos oferecem muitos benefícios à saúde: são ricas em ácidos graxos ômega-3 que ajudam a reduzir o risco de depressão e em triptofano, usado na produção da melatonina, o hormônio do bem-estar e do sono. Comer um punhado de nozes por dia é uma maneira simples de melhorar o seu humor. E as pessoas que estão felizes tendem a ser menos estressadas.

 

2. Farelo de aveia

Se você tem um dia agitado de reuniões à frente, uma tigela de aveia é exatamente o que você precisa. O café da manhã saudável é embalado com fibras, o que faz com que os níveis de açúcar no sangue subam lentamente e de forma constante. Isso significa que a aveia pode mantê-la saciada até o seu almoço.

 

3. Vegetais de folhas verdes

Quando você não tem muito tempo para o almoço, é realmente tentador pegar um lanche ou salgado. Mas tente comer uma salada. Por quê? É mais leve em calorias e, portanto, melhor para a sua boa forma. Mas, além disso, vegetais de folhas verdes como espinafre contêm ácido fólico. Seu corpo precisa desta vitamina B para construir o neurotransmissor dopamina, que pode ajudar a aliviar os sintomas da depressão. Além disso, uma salada leve não pesa em seu estômago como um hambúrguer gorduroso. Isso faz você se sentir mais energizada na parte da tarde e ajuda a lidar melhor com situações estressantes.

 

4. Mirtilos

A fruta roxa é especialmente alta em antocianinas (antioxidantes), que oferecem muitos benefícios para a sua saúde, especialmente em termos de reduzir o stress. Mirtilos também contêm vitamina C, que impulsiona o sistema imunológico. Isto é particularmente importante porque as pessoas que estão constantemente estressadas tendem a ficar doentes mais frequentemente. E você pode usá-los congelados mesmo, já que no Brasil é difícil encontrá-los frescos.

 

5. Chocolate amargo

Um estudo publicado no International Journal of Health Sciences descobriu que os polifenóis (fitoquímicos) contidos no cacau podem reduzir o nível de hormônios do estresse (especialmente cortisol) em seu sangue. Então, da próxima vez que você estiver em ponto de explosão, desfrute a sensação de um pedaço de chocolate amargo (mínimo 70% de cacau) derretendo na sua boca.

Leia Também

Pesquisa associa ingrediente de produtos de higiene a osteoporose

Pesquisa associa ingrediente de produtos de higiene a osteoporose

Grupo de mulheres cria “Google” para saúde feminina

Grupo de mulheres cria “Google” para saúde feminina

É possível ser viciado em comida?

É possível ser viciado em comida?

Anda dormindo mal? Sua dieta pode ser culpada

Anda dormindo mal? Sua dieta pode ser culpada

25 formas simples de adotar um estilo de vida saudável

25 formas simples de adotar um estilo de vida saudável

Curta nossa página

Siga no Pinterest