Movimento

Melhore a postura com 3 exercícios para fazer em casa

Atualizado em 20 de março de 2019
Melhore a postura com 3 exercícios para fazer em casa

80% dos brasileiros sentem ou sentirão dores na coluna e a maior causa é a postura inadequada

Pode parecer bobagem, mas existem vários problemas, dores e até doenças que aparecem como consequência da má postura. Mais de 80% dos brasileiros já sentiram, sentem ou sentirão dores na coluna.

De acordo com Joe Rosário, fisioterapeuta pHD em coluna, fundador da rede de clínicas licenciadas Doutor da Coluna, para adotar novos hábitos e corrigir a postura é importante fortalecer os músculos das costas e da região abdominal. “Há uma tendência maior de que os ombros fiquem caídos e voltados para frente quando os músculos abdominais estão fracos”, explica. “Isso proporciona a hipercifose, conhecida popularmente como ‘corcunda’, que é uma das maiores consequências da má postura”, conta.

O especialista indica alguns exercícios que podem ser feitos para corrigir pequenas alterações, desde que não cause dor intensa, dormência nas costas ou nos braços e alerta: alguns casos só podem ser conduzidos por um fisioterapeuta. Então, o ideal é que seja feita uma consulta com especialista para entender se a saúde da coluna está próxima do ideal ou não.

  • Encoste em uma parede, mantendo os joelhos flexionados para que as costas estejam totalmente em contato com a superfície;
  • Mantenha a cabeça encostada na parede, com o queixo paralelo ao chão;
  • Posicione os braços dobrados com a palma da mão para cima, encostando-os na parede, tendo o cuidado de não descolar a parte do meio das costas da parede;
  • Fique nesta posição por dois minutos, todos os dias. Após uma semana de exercício, aumente mais um minuto até completar cinco semanas.
  • Apesar do esforço que se deve fazer durante este exercício, não se deve sentir dor em nenhum momento. Se houver é importante parar a atividade e consultar um fisioterapeuta para iniciar o tratamento adequado.

Fazer exercícios na academia regularmente – desde que com orientação para que tudo seja feito da maneira correta – também ajuda a manter a boa postura, uma vez que há fortalecimento dos músculos contribuindo para o tratamento para melhorar a postura.

Além disso, é recomendado fazer alongamentos e exercícios de relaxamento diariamente para aumentar a elasticidade dos músculos e conquistar uma boa postura, já que muitas vezes a tensão é que provoca a posição inadequada.

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