Saúde

Aprenda a emagrecer enquanto dorme

Atualizado em 14 de junho de 2019
Aprenda a emagrecer enquanto dorme

Entenda como podemos queimar calorias durante o sono e se comer à noite te faz engordar

Enquanto dorme calmamente, uma pessoa que pesa 68kg deve queimar pelo menos 95 calorias por hora. Se seu peso for 52 kg, a queima será de 42 calorias no mesmo período de uma hora.

As calorias queimadas durante o sono são usadas para sustentar funções vitais no corpo. Monitoramento e manutenção da temperatura interna, reparação de células e bombeamento de sangue são algumas das atividades noturnas que seu corpo naturalmente faz.

Se você come à noite, o alimento é digerido a mesma maneira exata que o alimento comido durante o dia é digerido. A digestão toma calorias e continua durante toda a noite. Se, no entanto, você comer uma grande refeição antes de ir para a cama ou mesmo algumas horas antes e esta refeição inclui alimentos gordurosos e picantes, você pode passar a noite toda com azia e um excesso de energia que pode causar insônia.

Mas o mais importante é que você queima mais calorias quando está em sono profundo. A queima de calorias noturnas depende do REM (rapid eye movement), estado de sono mais profundo. Quando você está no sono REM seu cérebro é altamente ativo; às vezes mais ativo do que quando você está acordado. A comida é combustível e você precisa de combustível para os pensamentos. Combustível para o corpo ou glicose é o ingrediente básico na maioria dos alimentos e glicose é continuamente fabricada durante as horas de sono.

Quer queimar mais calorias ao dormir? Use um alarme ou defina um padrão de sono. Vá para a cama no mesmo horário todas as noites cada noite para que você obtenha as quantidades adequadas de sono bom e profundo.

Se você não tiver sono REM, você não está dormindo profundamente o suficiente para queimar calorias e isso pode aumentar seus níveis de cortisol, hormônio do estresse que comprovadamente contribui para o ganho de peso.

Evite usar o botão soneca no despertador, isso tende a interromper aqueles últimos minutos de sono REM. Certifique-se de parar de beber álcool três horas antes da hora de dormir. É um fato conhecido que o álcool pode ajudá-lo a adormecer, mas ele vai impedir o sono REM profunda que ajuda a queimar calorias e evita a privação de sono.

Você precisa parar de se exercitar pelo menos quatro horas antes de deitar, mas se você sentir a necessidade de se mexer um pouco antes de dormir, tente coisas mais leves, como ioga.

O sono é a chave que afeta a perda de peso. Sua capacidade de queimar calorias juntamente com as escolhas alimentares que você faz contribui para a queima de calorias durante a noite.

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